Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: problemas com lesões levam Bélgica a aumentar lista de convocados

A Bélgica já está qualificada para a fase final do Euro 2024
A Bélgica já está qualificada para a fase final do Euro 2024Reuters
A Bélgica está preocupada com as lesões do defesa Jan Vertonghen e do médio Amadou Onana, mas contou com regresso de Leonardo Trossard para o amigável com a Sérvia e para o jogo de qualificação para o Euro-2024 com o Azerbaijão, disse o treinador Domenico Tedesco na sexta-feira.

Tedesco convocou 26 jogadores em vez de 24 para os dois jogos em Bruxelas para garantir a cobertura da dupla em recuperação, que provavelmente falhará o jogo de quarta-feira contra a Sérvia, mas estará de volta para a partida de qualificação contra o Azerbaijão, segundo classificado, a 19 de novembro.

Uma vitória garantiria que a Bélgica, já classificada, terminasse no topo do Grupo F, à frente da Áustria, segunda colocada, que lidera por um ponto, algo que Tedesco insistiu que queria garantir.

"Jan Vertonghen é um ponto de interrogação, mas a sua situação está a melhorar de dia para dia. Esperamos poder contar com ele durante a semana. Onana teve um problema na perna e, mesmo que não seja convocado pelo Everton este fim de semana, está pronto para jogar", disse Tedesco em conferência de imprensa.

O avançado Trossard lesionou-se nos jogos de qualificação do mês passado com a Áustria e a Suécia, mas regressa juntamente com os defesas Alexis Saelemaekers e Zinho Vanheusden e o médio Aster Vranckx.

Tedesco disse que a Bélgica estava ciente da carga de trabalho do extremo Jeremy Doku, que foi estrela do Manchester City nas últimas semanas, e que teria o cuidado de não o sobrecarregar com demasiado tempo de jogo.

"Estamos a ver tudo de perto. Estão a cuidar bem dele no Manchester City. Ele não está a jogar todos os jogos e estamos satisfeitos com isso", acrescentou o treinador: "A prioridade é o jogo da próxima semana contra o Azerbaijão. Também gostaríamos de vencer a Sérvia, mas isso é secundário."

Convocatória

Guarda-redes: Arnaud Bodart (Standard Liège), Koen Casteels (Wolfsburg), Thomas Kaminski (Luton Town), Matz Sels (Strasbourg)

Defensores: Ameen Al-Dakhil (Burnley), Timothy Castagne (Fulham), Zeno Debast (Anderlecht), Wout Faes (Leicester City), Alexis Saelemaekers (Bolonha), Arthur Theate (Rennes), Jan Vertonghen (Anderlecht), Zinho Vanheusden (Standard Liège)

Meio-campista: Yannick Carrasco (Al Shabab), Olivier Deman (Werder Bremen), Orel Mangala (Nottingham Forest), Amadou Onana (Everton), Youri Tielemans (Aston Villa), Arthur Vermeeren (Royal Antwerp), Aster Vranckx (Wolfsburg)

Atacantes: Johan Bakayoko (PSV Eindhoven), Michy Batshuayi (Fenerbahçe), Jeremy Doku (Manchester City), Romelu Lukaku (AS Roma), Dodi Lukebakio (Sevilha), Lois Openda (RB Leipzig), Leonardo Trossard (Arsenal)