Euro-2024: Quatro motivos de interesse para assistir ao Portugal - Geórgia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Quatro motivos de interesse para assistir ao Portugal - Geórgia

João Félix e Diogo Jota lutam por um lugar no onze
João Félix e Diogo Jota lutam por um lugar no onzeLUSA, Flashscore
De forma pouco habitual na seleção portuguesa, esta foi uma fase de grupos sem necessidade de calculadoras ou qualquer tipo de cálculo mais avançado. Portugal não só garantiu o apuramento para os oitavos do Euro-2024 ao fim de duas jornadas, como assegurou a liderança. Por isso, a partida com a Geórgia pode ser encarada de outra forma, ainda que o objetivo seja fazer o pleno, tal como aconteceu na qualificação.

Siga as principais incidências

A distância de cinco dias em relação ao jogo dos oitavos de final faz com que se espere uma gestão considerável da parte de Roberto Martínez, um pouco à semelhança do que aconteceu com a Espanha na partida com a Albânia.

Por isso, num exercício meramente especulativo, o Flashscore sugere quatro motivos pelos quais os portugueses devem assistir ao Portugal - Geórgia.

Descanso dos guerreiros

A rotação na equipa portuguesa é já uma certeza, resta perceber de que forma será feita. Se Pepe já começou a ser poupado ainda no jogo com a Turquia, há outros jogadores que devem ser geridos de uma forma inteligente pelo selecionador nacional, isto porque se deseja que o Campeonato da Europa ainda esteja para durar.

Já se sabe que Cristiano Ronaldo vai jogar de início, mas é pouco provável que volte a alinhar os 90 minutos, para tristeza dos adeptos, mas para felicidade dos seguranças, que à partida não terão de se preocupar tanto com invasões de campo.

A exibição de Pepe contra a Turquia
A exibição de Pepe contra a TurquiaAFP, Opta by Stats Perform

Além dos nomes mais experientes, Nuno Mendes também deve ser gerido com pinças, depois de uma época difícil em termos físicos, até porque já mostrou aquilo que pode acrescentar nos dois jogos iniciais.

Por outro lado, jogadores como Bruno Fernandes e Bernardo Silva, pela importância e pela quantidade de jogos realizados esta época, também devem passar pelo banco, seja no início ou durante o encontro.

Substituto para ficar?

Um dos jogadores que ainda não conseguiu convencer neste Euro-2024 foi Rafael Leão. Roberto Martínez deu nova oportunidade ao jogador do AC Milan na partida com a Turquia, mas a segunda simulação do torneio e consequente amarelo fizeram com que fosse a única ausência certa para o jogo que encerra a fase de grupos.

Perante este cenário, o selecionador português tem aqui uma oportunidade para perceber qual o substituto direto de Rafael Leão e, quiçá, encontrar uma melhor solução para essa zona do terreno.

Tendo em conta os convocados e as escolhas habituais de Roberto Martínez, há três candidatos ao onze: Pedro Neto, Diogo Jota e João Félix.

A exibição de Rafael Leão frente à Turquia
A exibição de Rafael Leão frente à TurquiaAFP, Opta by Stats Perform

Os dois primeiros tiveram épocas difíceis a nível físico, mas ambos já foram utilizados no Euro-2024 e deram provas de que podem acrescentar - o jogador do Wolverhampton criou a jogada do golo de Francisco Conceição, Jota acrescentou objetividade e teve um golo anulado.

Sobra ainda João Félix. Nos recentes particulares, Martínez pareceu procurar uma nova posição para o jogador do Barcelona, mas a verdade é que, nesta altura, Félix parece não encaixar na seleção. O estatuto e o facto de ainda não ter sido utilizado sequer um minuto podem ser fatores que motivem o selecionador a dar esta oportunidade ao jogador cujo futuro a nível de clubes também continua por definir.

O golo para CR7

Cristiano Ronaldo diz que não é ele que persegue os recordes, mas sim os recordes que o perseguem a ele. No entanto, é preciso estar no sítio certo, à hora certa, para conseguir aproveitar as oportunidades.

Depois de Luka Modric ter marcado frente à Itália, tornando-se assim o jogador mais velho de sempre a marcar em Europeus, Cristiano Ronaldo certamente terá colocado a seguinte nota no telemóvel: "Bater o recorde do Modric".

Não haverá melhor oportunidade do que esta. Sendo quase certo que haverá gestão, Roberto Martínez sabe da importância que Ronaldo dá a estes registos e vai procurar aproveitar o jogo contra uma seleção mais frágil para que consiga bater esse registo do croata.

Além do recorde, a estreia de Cristiano Ronaldo a marcar no Euro-2024 seria um bom sinal para a própria seleção, que passaria a ter um avançado mais solto da pressão de marcar golos. Até porque, como vaticinou o próprio em 2010, os golos são como o ketchup.

Sistema e caras novas

Dois jogos, dois sistemas táticos. Já se percebeu que o plano de Roberto Martínez passa por alterar o esquema consoante os adversários, mas se há altura em que Portugal deve fazer um último teste é agora.

Num sistema de três centrais (que beneficia Gonçalo Inácio, por exemplo) ou com quatro defesas, certo é que há vários jovens à espreita de uma oportunidade para aparecerem no Euro-2024.

Francisco Conceição já teve o seu grande momento com o golo frente à República Checa e o possível repouso de Bernardo Silva pode permitir que faça a estreia a titular em jogos oficiais pela seleção.

Além do portista, António Silva também será presença quase certa no onze para dar descanso a Pepe. João Neves e Gonçalo Inácio, pelas boas temporadas e por já terem dado garantias de qualidade na seleção, também merecem jogar de início. Na frente, espera-se que Gonçalo Ramos tenha os primeiros minutos em Europeus, depois de ter brilhado frente à Suíça, no último Mundial. Isto é, se a entrada assassina de um segurança não deixou marcas prolongadas.

A antevisão do Portugal - Geórgia
Flashscore