Euro-2024: Rangnick quer surpreender com a Áustria na Alemanha
Pouco mais de um mês depois de ter recusado o cargo de treinador do Bayern de Munique, Rangnick quer provar que tomou a decisão certa ao permanecer na seleção da Áustria.
O técnico de 65 anos, que teve uma breve passagem pelo Manchester United na temporada 2021/22, tem sido um dos treinadores mais importantes do futebol alemão desde a virada do século, redefinindo estilos de jogo e influenciando uma geração de treinadores, incluindo Jürgen Klopp, Thomas Tuchel e Julian Nagelsmann.
A experiência de Rangnick será necessária, já que a Áustria foi atingida por lesões de jogadores importantes antes do torneio. Alaba, capitão e melhor jogador da seleção austríaca, o avançado Sasa Kalajdzic e o médio Xaver Schlager estão fora do torneio.
O maior golpe para as esperanças austríacas aconteceu em dezembro, quando Alaba - vencedor de quatro títulos da Liga dos Campeões - rasgou o ligamento cruzado anterior a jogar pelo Real Madrid, privando a equipa da sua estrela indiscutível da última década.
No entanto, Alaba comprometeu-se a permanecer na equipa austríaca como "capitão não jogador".
Rangnick, o "padrinho"
Arquiteto do sistema multi-clubes da Red Bull, Rangnick revolucionou o futebol alemão.
Chamado de "padrinho do gegenpressing" - a ideologia agressiva de defesa-ataque comumente associada ao ex-técnico do Liverpool, Klopp - Rangnick parecia uma escolha incomum como treinador internacional.
Como treinador e diretor desportivo, Rangnick é conhecido pela sua abordagem prática a todos os aspetos do funcionamento do clube, desde a organização dos sistemas de formação até à comida na cantina.
Os treinadores internacionais, por outro lado, têm muito pouco tempo com os seus jogadores - um desafio particular para Rangnick, cujo estilo de jogo se centra na adesão a uma complexa ideologia de pressão.
Nomeado para o cargo em junho de 2022, Rangnick deu a volta à Áustria depois de um início difícil, com quatro derrotas e apenas uma vitória nos primeiros seis jogos.
A equipa de Rangnick qualificou-se para o Euro 2024 em segundo lugar, apenas um ponto atrás da Bélgica no seu grupo, e iniciará o torneio com um jogo contra a França, a 17 de junho.
A disputar o Campeonato da Europa pela quarta vez, a Áustria não será favorita contra a França, que chegou à final em três dos últimos quatro grandes torneios.
Com Kylian Mbappé e os seus companheiros de equipa franceses no topo do grupo, os jogos da Áustria contra as restantes seleções do Grupo D, Polónia e Países Baixos, serão cruciais para que a equipa de Rangnick consiga igualar o seu melhor resultado de sempre, quando chegaram aos oitavos, em 2021.