Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Redução de 75% das viagens aéreas em relação a 2016

Eliott Lafleur, com AFP
Euro-2024 realizou-se na Alemanha
Euro-2024 realizou-se na AlemanhaKIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
As viagens de avião das seleções nacionais durante o Euro-2024 na Alemanha foram reduzidas em 75% em comparação com o evento de 2016 em França, ajudando a reduzir a pegada de carbono do evento, afirmaram os organizadores na sexta-feira.

"Conseguimos fazer da sustentabilidade um elemento-chave do Euro-2024 e estamos orgulhosos desse facto. Este é um feito que é mérito de muitos jogadores, dos organizadores da UEFA e do Comité Organizador, do governo alemão e das cidades anfitriãs", sublinhou o Presidente da Federação Alemã de Futebol, Bernd Neuendorf.

Para este torneio, os organizadores propuseram um conceito de agrupamento geográfico dos jogos da fase de grupos (36 dos 51 jogos do torneio) em zonas.

Para o conjunto do Euro-2024 (14 de junho-14 de julho), as viagens de avião das seleções nacionais foram reduzidas em 75% em relação a 2016, o último torneio comparável - em 2021, o torneio continental realizou-se em toda a Europa, de Sevilha a Baku, de São Petersburgo a Roma.

Em 2024, mais de metade das equipas (53%) utilizaram o autocarro como meio de transporte, enquanto 10% utilizaram o comboio. Foram disponibilizadas frotas de veículos com baixas emissões (autocarros, camionetas, carrinhas).

A proximidade geográfica era também uma das principais vantagens da candidatura conjunta da Bélgica, dos Países Baixos e da região alemã do Ruhr para acolher o Mundial de Futebol Feminino de 2027, mas em maio último a FIFA escolheu o Brasil, onde todas as viagens serão feitas de avião.

Os dois próximos Mundiais de futebol masculino terão lugar em 2026 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá) e em três continentes em 2030 para a edição do centenário, com jogos na América do Sul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Europa (Espanha e Portugal) e África (Marrocos), levantando mais uma vez a questão da pegada de carbono.

Durante o Euro da Alemanha, os 2,67 milhões de espectadores foram também incentivados a utilizar outros meios de transporte para além do automóvel, tendo os organizadores disponibilizado transportes públicos gratuitos para os portadores de bilhete durante 36 horas em torno do jogo, bem como tarifas reduzidas nas principais linhas de comboio e capacidade reduzida nos parques de estacionamento dos estádios. Para o Euro-2025 feminino na Suíça, as viagens entre duas cidades serão gratuitas para os portadores de bilhetes.

Na Alemanha, 81% das pessoas deslocaram-se para o estádio utilizando os transportes públicos, em comparação com menos de 5% que utilizaram o seu próprio automóvel. Com um orçamento de quase 29,6 milhões de euros dedicado à sustentabilidade, as medidas tomadas reduziram a pegada de carbono do torneio em mais de 20% em comparação com o plano inicialmente elaborado pelos organizadores.