Euro-2024: República Checa à procura de novas estrelas
Acompanhe as incidências da partida
A hora das novas estrelas
Passaram 20 anos desde a participação memorável da República Checa numa grande competição. No Euro-2004, em Portugal, a equipa só foi derrotada nas meias-finais, após prolongamento, pela surpreendente Grécia, que acabou por sagrar-se campeã em território nacional.
Nessa altura, a equipa contava com estrelas do calibre de Milan Baros, Petr Cech, Tomas Rosicky e Pavel Nedved. Vinte anos depois, não há nomes com a aura dos mencionados, mas há também muita qualidade.
Patrik Schick (28 anos, Bayer Leverkusen)
O avançado do Bayer Leverkusen vai jogar a titular pela seleção checa, desde que esteja em forma. Schick perdeu toda a campanha de qualificação devido a uma lesão. No entanto, os checos confiam no avançado, que também jogou no RB Leipzig da Bundesliga e tem um bom registo, com 18 golos em 37 jogos pela seleção. Schick deverá entrar na equipa com muita confiança depois da sua boa época em Leverkusen.
Tomas Soucek (29 anos, West Ham)
Um dos favoritos dos adeptos dos Hammers é também o líder com a camisola da República Checa. Ele disputou 52 dos 53 jogos oficiais pelo West Ham, a maioria deles completos. O Jogador do Ano da República Checa caracteriza-se sobretudo pelo seu empenho, mas o médio defensivo é também uma ameaça na frente da baliza. Doze golos em 68 jogos pela seleção são a prova disso.
Adam Hlozek (21 anos, Bayer Leverkusen)
No Leverkusen, o jogador de 21 anos é muitas vezes suplente, mas para os checos já é um jogador importante. Apesar da pouca idade, Hlozek já conta com 31 internacionalizações (dois golos) no seu currículo. Em casa, os checos estão convencidos de que Hlozek também se irá afirmar a nível internacional. Afinal de contas, o campeonato checo foi demasiado fácil para ele. Depois de se estrear com apenas 17 anos, marcou 76 golos em 132 jogos pelo Sparta de Praga.
David Jurásek (23 anos, Benfica/Hoffenheim)
O jovem lateral mudou-se para a Bundesliga, depois de não ter convencido o Benfica. Na Alemanha, Jurásek disputou um total de 13 jogos, sendo titular em quatro ocasiões. Na República Checa, no entanto, há grandes esperanças em torno do jogador de 23 anos, que se notabilizou no seu país, nomeadamente no Slavia Praga.