Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: República Checa procura vingança diante da Turquia

ČTK
Checos esperançosos para o embate
Checos esperançosos para o embateProfimedia
A República Checa vai para o último terceiro e último jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa contra a Turquia na quarta-feira, que decidirá se passam à fase a eliminar. Os comandados do técnico Ivan Hasek saberão esta noite se um empate ou uma vitória serão suficientes para avançar. No entanto, eles não estão muito preocupados com os cálculos e estão ansiosos pela primeira vitória no torneio. A equipa pode vingar duas derrotas dolorosas contra os turcos nos campeonatos de 2008 e 2016, que também os fizeram perder a qualificação no final da fase de grupos. Mas a equipa deverá sentir a falta do melhor marcador, Patrik Schick (28 anos), que está lesionado.

Siga o República Checa - Turquia no Flashscore

Os comandados de Hašek começaram por perder com Portugal por 1-2 no início do torneio na Alemanha e depois tornaram a luta pela qualificação muito mais difícil com um empate a 1-1 com a única estreante no grande evento, a Geórgia. No terceiro lugar do grupo, a equipa tem apenas um ponto e está a dois da Turquia, segunda classificada. Portugal, o líder da tabela até à data, já tem a qualificação assegurada e no topo.

Os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores do terceiro lugar passam à fase a eliminar. 

"Temos a vantagem de saber em que posição estamos. Por outro lado, estamos a construir a nossa equipa de forma a entrarmos no jogo para ganhar. Isso será crucial", disse o treinador adjunto Jaroslav Köstl aos jornalistas: "O próximo jogo é um paraíso. É o início dos play-offs, é o jogo do ano para nós. É o sétimo jogo das finais dos play-offs. Vamosdar o nosso melhor para sermos bem sucedidos".

equipa checa encontra-se na mesma situação que há oito anos. No Campeonato da Europa em França, também tinha um ponto após dois jogos e um duelo decisivo com os turcos, para os quais perdeu A equipa liderava por 2-0, mas depois sofreu uma reviravolta chocante, uma derrota por 2-3 e um regresso amargo a casa.

"Pode ser a parte final de uma trilogia, que sai ao fim de oito anos. Vai ser um grande jogo, com um público muito animado. Podemos esperar um jogo bastante ofensivo. Vamos tentar a vitória, vamos dar tudo de nós e acredito que será suficiente para avançar", disse Köstl.

Os últimos embates entre as duas equipas
Os últimos embates entre as duas equipasFlashscore

Os turcos venceram a Geórgia por 3-1 na sua estreia no Europeu, mas o segundo jogo contra Portugal correu mal, perdendo por 0-3. Os comandados do treinador Vincenzo Montella, um dos cinco treinadores italianos presentes no torneio, dominaram o seu grupo de qualificação, mas não conseguiram vencer cinco jogos consecutivos antes do Euro-2024. Com uma diáspora turca significativa na Alemanha, eles estarão em maior número no estádio de Hamburgo, com 50.000 lugares.

"Espero que os turcos tentem colocar-nos imediatamente sob muita pressão. Até mesmo a atmosfera pode incentivar isso. Podemos esperar um jogo agressivo. Será um adversário que, desse ponto de vista, não é o melhor para se jogar. Teremos de ter cuidado também com a disciplina, para não sermos provocados. Pelo contrário, talvez possamos usar isso a nosso favor", reflectiu o médio Antonín Barák, que só entrou em campo contra a Geórgia devido a uma ligeira virose, mas que agora está bem.

Por outro lado, um grande ponto de interrogação paira sobre o início de Schick, o melhor marcador da convocatória checa. O autor do golo do empate contra a Geórgia teve de ser substituído devido a uma lesão muscular na barriga da perna e nem sequer esteve presente no treino antes do jogo.

Os turcos também têm problemas na equipa. O defesa Abdülkerim Bardakci foi expulso devido a uma sanção de dois cartões amarelos, enquanto o outro guarda-redes Samet Akaydin teve de ser substituído contra os portugueses devido a lesão. Outros jogadores também tiveram problemas físicos, tendo o importante médio Orkun Kökcü faltado ao treino de segunda-feira.

Os turcos estão perto de passar o grupo pela primeira vez desde 2008 neste grande evento. Nessa altura, chegaram às meias-finais do Euro. A República Checa, por seu lado, corre o risco de terminar o grupo sem vencer pela segunda vez na sua história num campeonato continental.

"Contra a República Checa, precisamos de um empate, mas gostaríamos de ganhar. Vamos defrontar um adversário fresco, forte e trabalhador. Mas somos uma equipa habituada a ultrapassar as dificuldades e vamos lidar com isso", disse o capitão turco e a maior estrela da equipa, Hakan Calhanoglu.

O jogo terá início às 20:00 de quarta-feira, tal como o outro jogo do grupo, entre Portugal e a Geórgia. A equipa checa não venceu nos três jogos anteriores em Hamburgo, tendo perdido com a Itália e a Alemanha, além de ter empatado com a Geórgia.