Euro-2024: República Checa só vai decidir na segunda-feira se chama substituto de Sadílek
Os treinadores podem convocar 26 jogadores para o Europeu. Hašek pode, portanto, acrescentar mais um jogador ao plantel, mas apenas até ao início do jogo de abertura do torneio, que se disputará contra Portugal, a 18 de junho. Os guarda-redes podem ser substituídos durante o torneio em caso de lesão.
O irmão mais velho de Sadilek, Lukáš, do Sparta, Petr Ševčík, Alex Král, Lukáš Kalvach, Dominik Janosek e Michal Hlavatý são todas possibilidades. "Será que vamos chamar um novo jogador? Vamos sentar-nos amanhã (segunda-feira) depois do jogo, vamos avaliar a situação de acordo com o estado de saúde e vamos decidir de acordo com isso. Já contactámos alguns dos jogadores, para que não estejam de férias algures. Já preparámos algumas opções", disse Hašek.
A lesão de Sadilek foi um rude golpe para a equipa. "Ele estava ansioso por isso. É a vida, aconteceu. Desejamos que ele regresse o mais rapidamente possível. Contamos com ele para o futuro, claro, e esperamos que esteja saudável. Todos os rapazes ficaram com lágrimas nos olhos quando ele partiu. Não foi fácil", admitiu Hašek.
"Falámos com ele, é uma perda para nós. É sobretudo uma pena porque o Sadílek é ótimo em campo. Também é uma pessoa de grande carácter. Vamos certamente querer jogar o Campeonato da Europa por ele e vamos lutar por ele", afirmou o defesa Martin Vitík.
Sadílek foi um dos sete jogadores presentes na lista de convocados para o último Campeonato da Europa, em 2021, onde a equipa checa chegou aos quartos de final. O médio de 25 anos do Twente Enschede, da Holanda, disputou 24 jogos pela seleção nacional e marcou um golo.
De acordo com todos os relatos, ele esteve perto de jogar no onze inicial diante de Portugal. "Falámos sobre a equipa titular, mas não posso dizer quem estava lá e quem não estava. Ele era um dos jogadores possíveis, mas são 26", salientou Hašek.
A equipa checa vai fazer um ensaio geral para o Euro contra a Macedónia do Norte, em Hradec Kralove, na segunda-feira. No campeonato, a equipa nacional vai enfrentar os campeões europeus de 2016, Portugal, Geórgia e Turquia na fase de grupos.