Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Ronaldo passa a tocha a Mbappé na reedição da final de 2016

Ronaldo e Mbappé reencontram-se
Ronaldo e Mbappé reencontram-seFRANCK FIFE/AFP
O duelo tem como pano de fundo a passagem de testemunho como superestrela do Real Madrid do capitão português para o francês.

Já passaram seis anos desde que Cristiano Ronaldo deixou o Santiago Bernabéu, mas desde então nenhum jogador tão grande como ele se transferiu para o clube da capital espanhola. Neste período, os blancos apostaram mais no coletivo e conseguiram levantar duas Liga dos Campeões

Pode dizer-se que não esteve mal, mas o público merengue carecia de um novo ídolo para adorar. A partir da próxima época terá um, o melhor. Kylian Mbappé estará no ataque madridista, pegando no bastão deixado pelo seu antecessor português.

Mas antes disso, as duas estrelas vão enfrentar um confronto de titãs nos quartos de final do Campeonato da Europa, com o português a avaliar se a tartaruga tem o que é preciso para colocar os 15 vezes vencedores da Liga dos Campeões às suas costas.

Além disso, o orgulho de duas nações estará em jogo durante o jogo de sexta-feira, 5 de julho, uma vez que a França estará a tentar vingar-se da vitória de Portugal por 1-0 na final do Euro-2016. Os tricolores não esquecerão essa derrota, pois foi o único jogo em que os ibéricos os venceram desde 1975.

Cristiano Ronaldo aquém

O torneio não tem sido dos melhores para CR7, que desperdiçou um penálti contra a Eslovénia que poderia ter colocado sua seleção em vantagem e ainda não marcou em quatro partidas. Mesmo assim, o capitão da equipa das quinas está totalmente empenhado e terá uma motivação extra para o confronto com os franceses.

O facto de ter sido obrigado a abandonar o campo aos 25 minutos de jogo, devido a lesão, na final de 2016, também não saiu da memória de CR7. Por isso, ele encara o jogo de sexta-feira com mais vontade do que nunca e com o objetivo claro de ajudar com gols.

Todos elogiam a sua longevidade, mas pensam muito no momento da sua reforma, que está mais próxima do que distante. No entanto, o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro tem como objetivo ser competitivo até ao seu último dia. Isso significa estragar a festa de Mbappé no dia em que lhe entregará o testemunho como o próximo fenómeno do Real Madrid.

O Europeu das duas estrelas
O Europeu das duas estrelasOpta by Stats Perform

Mbappé precisa de melhorar

Ronaldo já provou tudo com a camisola do seu país, pelo que um mau torneio não vai manchar uma carreira brilhante. No caso oposto está o 10 da França, cuja qualidade ninguém duvida, mas que ainda não conseguiu transpor o seu domínio no Campeonato do Mundo - 12 golos em 14 jogos - para a competição continental.

Dois países inteiros vão estar atentos para ver como Kyky e Cristiano assumem o controlo da prova, mas na capital espanhola também vão estar atentos para confirmar que os seus novos contratados vão ser bem sucedidos nos jogos decisivos, aqueles que decidem se se ganha ou não títulos no final da época.

Kylian ainda não marcou golos contra Portugal - dois jogos. O último precedente remonta ao Euro 2021, quando o 7 português marcou dois golos na última jornada da fase de grupos. Os golos foram contrariados por dois golos de Karim Benzema, também ele uma lenda do Real Madrid, deixando o resultado empatado.

CR7 vence por uma margem esmagadora

No confronto direto a nível mundial, o astro português vence com folga. Por cinco vezes defrontou o avançado francês e apenas empatou 0-0 na Liga das Nações em 2020. No total, o jogador do Al-Nassr tem sete golos contra um do novo reforço merengue.