Euro-2024: Ronaldo soma oitavo jogo em branco consecutivo em fases finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Ronaldo soma oitavo jogo em branco consecutivo em fases finais

Ronaldo desperdiçou grande penalidade
Ronaldo desperdiçou grande penalidadeAFP
Cristiano Ronaldo somou na passada segunda-feira o oitavo jogo consecutivo sem marcar em fases finais de grandes competições, ao ficar em branco face à Eslovénia, num jogo dos oitavos de final do Euro-2024 em que até um penálti falhou.

Recorde as incidências da partida

Depois de marcar na estreia lusa no Mundial de 2022, face ao Gana, aos 65 minutos, de grande penalidade, o capitão da seleção lusa não marcou nos restantes quatro jogos na prova e também não faturou nos primeiros quatro do Europeu de 2024.

No total, são oito jogos e um total de 592 minutos, descontos à parte, sem golos.

Ronaldo marcou de penálti no embate com os ganeses, que Portugal ganhou por 3-2 e não mais marcou na prova realizada no Catar, sendo que ainda foi titular no 2-0 ao Uruguai e no 1-2 com a Coreia do Sul, saindo aos 82 e 65 minutos, respetivamente.

O raio de ação de Cristiano Ronaldo
O raio de ação de Cristiano RonaldoAFP/Opta by Stats Perform

O avançado luso não reagiu bem à substituição no embate com os sul-coreanos e o então selecionador luso Fernando Santos colocou-o no banco no jogo dos oitavos, substituindo-o por Gonçalo Ramos, que somou um hat-trick face à Suíça (6-1).

Ronaldo entrou apenas aos 73 minutos, com 5-1, mas não foi ele a marcar o sexto, mas Rafael Leão.

Leia a crónica da partida

Com naturalidade, Fernando Santos voltou a sentar Ronaldo nos quartos, face a Marrocos, e, desta vez, lançou-o mais cedo, aos 65 minutos, numa altura em que Portugal perdia por 1-0. Até final, o resultado não se alterou.

Portugal caiu nos quartos de final do Mundial de 2022 e Fernando Santos, que prescindira de Cristiano Ronaldo no onze, foi despedido, sendo substituído pelo espanhol Roberto Martínez, que, desde o início, fez saber que era Ronaldo e mais 10.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

O capitão luso, de 39 anos, começou, sem surpresa, o Euro-2024 no onze e esteve em campo os 90 minutos da estreia lusa, saldada com um triunfo por 2-1 sobre a República Checa, graças a um tento nos descontos do suplente Francisco Conceição.

As reações dos jogadores portugueses

No segundo encontro, face à Turquia (3-0), Ronaldo replicou os 90 minutos e voltou a ficar em branco, desta vez fazendo uma assistência para Bruno Fernandes, numa jogada em que os dois apareceram isolados na cara do guarda-redes.

A fechar a fase de grupos, e apesar de Portugal já ter garantido o primeiro lugar do Grupo F, Martínez mudou quase toda a equipa, mas manteve, ainda assim, Ronaldo, que saiu aos 66 minutos do embate com a Geórgia, já com a seleção lusa a perder por 2-0.

Pela primeira vez na carreira, o atual jogador do Al Nassr fechou uma fase de grupos de uma grande competição, desde o Euro-2004, sem golos, mas, ainda assim, voltou a figurar no onze no embate de hoje, com a Eslovénia, e, pelo oitavo jogo consecutivo em fases finais, não marcou.

Cristiano Ronaldo até teve uma grande penalidade, aos 105 minutos, com o resultado a zero, mas o gigante Oblak roubou-lhe o primeiro tento na prova. Depois, faturou no desempate por penáltis, mas esse golo não conta para a estatística.

A próxima tentativa vai acontecer na sexta-feira, dia em que Portugal defronta a França, em Hamburgo, em embate dos quartos de final do Euro-2024, certamente com o Ronaldo no onze.

Siga o Euro-2024 no Flashscore