Euro-2024: Ruiz encanta De la Fuente e assume posição de destaque na La Roja

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Ruiz encanta De la Fuente e assume posição de destaque na La Roja

Ruiz está a impressionar a Espanha
Ruiz está a impressionar a EspanhaAFP
A Espanha espera que o "excecional" Fabián Ruiz possa voltar a fazer a diferença na segunda partida da Euro-2024, contra a Itália, na quinta-feira, depois da impressionante vitória sobre a Croácia.

Acompanhe as incidências da partida

O encontro entre os atuais campeões europeus e os tricampeões da competição, em Gelsenkirchen, é o grande destaque da segunda ronda do torneio.

O primeiro lugar do Grupo B e um sorteio teoricamente mais fácil para os oitavos de final estão em jogo, uma vez que as duas selecções tentam dar seguimento às vitórias dos seus primeiros jogos.

A Itália venceu a Albânia, enquanto Ruiz brilhou na vitória da Espanha sobre a Croácia, semifinalista do Mundial-2022.

"O que vos posso dizer sobre Fabián Ruiz? É um jogador excecional, está ao mais alto nível. Se não se chamasse Fabián, estaríamos a falar muito mais sobre ele", disse De La Fuente.

"Com base no que vimos dele no dia a dia, é fantástico e tem uma técnica brilhante, sabemos o que ele traz para a equipa. Devemos reconhecer a qualidade que ele tem. Ele tem muita imaginação", sustentou.

A relação de De la Fuente com Ruiz remonta ao tempo em que era treinador da seleção espanhola de sub-21 - Ruiz foi a estrela da equipa que venceu o Euro sub-21 em 2019.

Os números de Ruiz
Os números de RuizFlashscore

Foi por essa altura que o antigo jogador do Betis chegou à seleção principal de Espanha e fez parte da equipa de Luis Enrique no último Euro, quando os espanhóis foram eliminados pela Itália nas meias-finais.

No entanto, não foi titular e Luis Enrique não voltou a escolhê-lo, o que significa que ficou de fora quando chegou o Campeonato do Mundo de 2022.

Mas a eliminação da Espanha nos oitavos de final frente a Marrocos levou à saída de Luis Enrique e à tomada de posse de De la Fuente, e o novo treinador rapidamente recuperou Ruiz.

"Acompanho-o desde muito jovem e o seu percurso no clube e a nível internacional tem sido incrível. Ele é a personificação dos jogadores que têm trabalhado duro na sombra e talvez o circo da mídia não esteja ao seu redor", disse De la Fuente.

É verdade que Rodri, amplamente considerado como o melhor médio defensivo do mundo, recebe mais atenção na equipa espanhola.

Mas Ruiz é um jogador extremamente talentoso no seu auge, e uma parte fundamental de uma equipa que é agora mais direta do que sob Luis Enrique, quando o seu jogo se centrava principalmente no controlo da posse de bola.

À entrada para o Euro, a Espanha era considerada uma das principais favoritas à vitória. Por isso, este é um grande teste às suas credenciais.

"Sempre dissemos que o nosso sucesso se resume a sermos uma equipa. Não sei se somos favoritos ou não, mas vamos tentar lutar até o fim para chegar à final", disse Ruiz.

Siga o Euro-2024 no Flashscore