Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Seis jogadores que podem decidir a final entre Inglaterra e Espanha

Ste Carson
Saka em ação pela Inglaterra contra os Países Baixos
Saka em ação pela Inglaterra contra os Países BaixosProfimedia
A Inglaterra vai defrontar a Espanha na final do Euro 2024, em Berlim, este fim de semana, após a dramática vitória dos Três Leões por 2-1 sobre os Países Baixos.

É uma oportunidade de salvação para a equipa de Gareth Southgate após a derrota para a Itália na edição anterior do torneio.

Para a Espanha, detentora da Liga das Nações, a vitória contra os ingleses significaria dois troféus internacionais em dois anos.

Vários jogadores se destacaram ao longo do torneio - não apenas para os finalistas, mas com apenas duas equipas em pé... vamos ver quem pode fazer a diferença em Berlim.

Jude Bellingham

No papel, Jude Bellingham é o melhor jogador de Inglaterra. Neste verão europeu, ele mostrou apenas alguns lampejos do que é capaz - mas um desses momentos foi o pontapé de bicicleta aos 90+5 minutos contra a Eslováquia.

Esse golo empatou o jogo, salvou a Inglaterra da eliminação nos oitavos de final, antes de Harry Kane marcar nos descontos para vencer o jogo por 2-1.

Na LaLiga desta temporada, a sua estreia no Real Madrid, Bellingham marcou 19 golos em 28 jogos - e fez seis assistências.

Com dois golos marcados no Euro-2024, o médio de 21 anos de Stourbridge poderá ser um homem-chave na final.

Bukayo Saka

Kane é, sem dúvida, o goleador mais prolífico da Inglaterra, mas Bukayo Saka é certamente o jogador mais perigoso. Mesmo quando a seleção inglesa não teve um bom desempenho na Eurocopa deste ano, o astro do Arsenal foi um dos destaques no último setor.

Saka tem apenas um golo marcado, mas com Phil Foden em baixo rendimento e Kane que não é conhecido pelas suas corridas sinuosas para trás, o jogador do Arsenal pode ter direito a mais um ou dois.

Saka foi fundamental para a Inglaterra
Saka foi fundamental para a InglaterraProfimedia

Se analisarmos os números por um momento, ele é o jogador que mais dribles progressivos fez (28) e o que mais passes progressivos recebeu (74) até agora.

Ou seja: se a Inglaterra estiver a subir rapidamente no campo, é quase certo que Saka estará envolvido - e ele é muito bom no que faz.

Jordan Pickford

No Europeu deste verão, seria justo dizer que a Inglaterra teve um desempenho muito abaixo do esperado. Assim como a França, os ingleses dependeram muitas vezes de erros dos adversários ou de momentos de brilhantismo individual para sair com o resultado.

Os Países Baixos representaram uma ameaça significativa para os Três Leões nas meias-finais, mas os homens de Southgate melhoraram o seu jogo e conseguiram a vitória. A Espanha, assim como os neerlandeses antes deles, será um desafio ainda maior para a Inglaterra.

É provável que os espanhóis ditem grandes períodos do jogo, o que deverá traduzir-se em remates à baliza de Jordan Pickford.

O guarda-redes do Everton tem feito um bom torneio - típico dele na cena internacional - e a Inglaterra vai precisar que o seu número 1 esteja em forma na final.

Lamine Yamal

Já conhecido dos adeptos do Barcelona, Lamine Yamal deu nas vistas este verão a nível continental.

O jovem de 16 anos ganhou as manchetes quando marcou um golo para a Espanha contra a França e tornou-se o marcador mais jovem da história da Eurocopa.

Yamal festeja o golo que bateu o recorde
Yamal festeja o golo que bateu o recordeAFP

Foi um momento que colocou as atenções no jovem, que já tinha trabalhado arduamente para a sua equipa.

Tal como Saka, mencionado mais acima, Yamal tem sido um dos melhores jogadores da Espanha neste torneio de verão (três assistências, um golo).

Ao lado de Nico Williams (um golo e uma assistência), Yamal tem sido uma lufada de ar fresco para uma seleção espanhola envelhecida. Se os espanhóis conquistarem o título do Euro-2024, é quase certo que um dos dois voltará a ser o protagonista.

Dani Olmo

Não se esperava que fosse um jogador tão importante para a Espanha antes do pontapé de saída na Alemanha, mas Dani Olmo é o melhor marcador do seu país no Euro-2024.

Se Kane deve ser o goleador da Inglaterra, esse papel cabe agora a Olmo, já que ambos têm três golos marcados neste verão.

A análise dos números mostra que o médio ofensivo tem um desempenho um pouco acima da média.

Com os três golos, Olmo registou apenas 1,1 xG (golos esperados) - e as duas assistências foram avaliadas em 1,2 xAG.

Jogador inteligente, Olmo tem um olhar atento às oportunidades, quer seja para servir os outros ou para colocar a bola na baliza.

Fabián Ruiz

Talvez o jogador mais importante da Espanha no Euro-2024, Fabián Ruiz - ao lado de Rodri, do Manchester City- é nada menos que um general do meio-campo. Quando a Roja procura um passe para o terço final, muitas vezes é Ruiz quem o faz.

Ele tem dois golos marcados neste Europeu, marcados do meio de campo, o que complementa muito bem as suas duas assistências. Ruiz é como uma erupção cutânea - está em todo o lado - e se ele faz um bom jogo, a Espanha faz um bom jogo.

Com Rodri um pouco atrás e Olmo um pouco à frente, a estrela do PSG está a jogar o seu melhor futebol este verão.

Siga a final com o Flashscore