Euro-2024: Selecionador da Geórgia diz que a equipa "já ganhou" antes de defrontar a Espanha
Acompanhe aqui as incidências do encontro
A Geórgia está em alta após a surpreendente vitória por 2-0 sobre Portugal na última partida da fase de grupos, na quarta-feira, depois de ter aproveitado uma onda de entusiasmo durante o seu primeiro Europeu para se qualificar de forma inesperada para a fase a eliminar.
Depois de ter protagonizado uma das maiores surpresas da história do Campeonato da Europa, Sagnol disse que os seus jogadores não precisavam de motivação antes do jogo em Colónia e que os tinha encorajado a proteger a defesa e depois a jogar livremente.
"Quando têm a bola, sabem que podem fazer tudo o que quiserem. O futebol não é matemática. O futebol não é um jogo de xadrez. Temos de jogar também com os nossos sentimentos", disse aos jornalistas no sábado.
"Vamos entrar neste jogo com muita confiança porque não temos absolutamente nada a perder. Para mim, já ganhámos o Campeonato da Europa de 2024", vincou.
Espanha impecável
A Espanha foi impecável na fase de grupos, com três vitórias em três jogos sem sofrer qualquer golo. Durante a fase de qualificação, venceu sete dos oito jogos, dois dos quais contra a Geórgia, a quem marcou um total de 10 golos.
Sagnol disse que, apesar de ser conhecido por dar prioridade a uma linha defensiva forte, o tiro sairia pela culatra se a Geórgia adotasse uma estratégia totalmente defensiva.
"Contra uma grande equipa se só pensarmos em como defender, sabemos que, a dada altura, vamos cair. É a história do futebol, como contra Portugal; vamos mostrar à equipa espanhola, mas também à Europa, que não somos apenas bons a defender, mas também a usar a bola", disse o francês.
O percurso da Geórgia até aos oitavos de final foi mais complicado do que o de outras seleções no Euro, uma vez que terminou em quarto lugar no grupo de qualificação. A passagem para a Alemanha exigiu a qualificação através da Liga das Nações e uma vitória nos penáltis no play-off com a Grécia.
Durante a campanha de qualificação, a Geórgia sofreu uma goleada de 7-1 da Espanha, na qual Sagnol disse que a sua equipa tinha aprendido algumas lições.
"Jogámos quatro vezes contra eles. Perdemos quatro vezes. Agora é uma competição diferente. Atmosfera diferente, ambientes diferentes, jogo diferente. E sim, muitas coisas podem acontecer. Por vezes, para chegarmos mais longe na vida, precisamos de momentos como este, em que é muito difícil. Onde pensamos que não somos bons... sem dificuldades, não podemos ter grandes conquistas", vincou.