Euro-2024: Será Verbruggen o primeiro guarda-redes de nível nos Países Baixos desde Van der Sar?
O selecionador nacional Ronald Koeman designou o guarda-redes do Brighton como primeira escolha antes do início do torneio e não desiludiu, no domingo, quando a Laranja Mecânica se impôs e venceu a Polónia no jogo de abertura do Grupo D.
Verbruggen, que se tornou o terceiro guarda-redes mais jovem a jogar num Europeu, fez várias defesas importantes na segunda parte, incluindo após o 1-2.
"É algo com que sempre sonhei e até agora não desiludiu", afirmou Verbruggen.
Verbruggen só não conseguiu impedir o cabeceamento de Adam Buksa, após um canto, que deu à Polónia uma vantagem surpreendente.
"Acho que não demos muito na primeira hora, à exceção daquele canto. No entanto, perto do fim, a Polónia começou a jogar futebol e tive de fazer algumas defesas. Felizmente, consegui ajudar a equipa", afirmou.
Koeman também ficou satisfeito com a contribuição de Verbruggen.
"Ele esteve muito bem", disse. "O golo do canto não foi culpa dele. Era impossível parar aquela bola", explicou o treinador.
Frans Hoek
Frans Hoek, antigo treinador de guarda-redes da seleção nacional neerlandesa, descreveu Verbruggen como um guarda-redes polivalente.
"Isso significa que ele pode contribuir bem na construção, mas também pode defender bem a sua baliza", disse.
"Ele é um talento natural. Agora tem que converter o potencial em desempenho. Então, ele pode muito bem ser o próximo jogador sobre o qual a seleção neerlandesa poderá apoiar-se por muito tempo, como Edwin van der Sar. Mas ainda não estamos tão perto disso", acrescentou Hoek.
Os Países Baixos enfrentam a França no segundo jogo do grupo na noite de sexta-feira (20:00).