Euro-2024: Sérvia contra Eslovénia, o duelo balcânico com explosividade desportiva
Siga as principais incidências da partida
A Eslovénia e a Sérvia são consideradas apenas como outsiders no Grupo C, mas nenhuma das duas seleções deixou uma má impressão na sua estreia no Campeonato da Europa.
Eslovénia espera por Sesko
Os eslovenos conseguiram pelo menos um empate 1-1 com a Dinamarca. A desvantagem inicial foi igualada nos instantes finais e Erik Janza garantiu um ponto extremamente importante para o seu país. Após o apito final, o selecionador Matjaz Kek mostrou-se satisfeito com a clara melhoria do desempenho na segunda parte.
No segundo jogo da fase de grupos, Kek espera que o nervosismo inicial tenha sido finalmente ultrapassado. A primeira vitória eslovena num Europeu é o objetivo declarado na quinta-feira, em Munique. Espera-se que o talento Benjamin Sesko ajude. O avançado de 20 anos já conta com 30 internacionalizações, tendo marcado 11 golos.
Sérvia precisa urgentemente de pontos
A partida da Sérvia contra a Inglaterra, favorita do grupo, terminou com uma amarga deceção. Os sérvios estiveram em igualdade com os ingleses durante a maior parte do jogo, mas a bola não entrava na baliza. Os ingleses acabaram por festejar uma vitória apertada por 1-0.
O selecionador nacional, Dragan Stojkovic, não se enganou ao falar de uma "derrota injusta". No entanto, a sua equipa vai entrar no jogo de peito aberto e como ligeira favorita. Uma impressão que também se confirma quando se olha para os últimos jogos: defrontaram-se duas vezes na Liga das Nações em 2022. Na primeira mão, a Sérvia venceu por 4-1, enquanto na segunda mão houve um empate 2-2.
Espera-se uma grande adesão do público
A Sérvia está sob pressão. A UEFA está a investigar os comportamentos discriminatórios dos adeptos sérvios em Munique.
Na sequência dos incidentes ocorridos no jogo com a Inglaterra em Gelsenkirchen, está em curso um processo disciplinar contra a federação de futebol da Sérvia, a FFS, pelo facto de os adeptos terem atirado objetos no jogo de abertura da competição. A UEFA também apresentou queixa por "comportamento provocatório que não é apropriado para um evento desportivo".
Devido à proximidade do estádio de Munique, é provável que os adeptos de ambos os países se desloquem em grande número. De acordo com a polícia, cerca de 20.000 compatriotas já se tinham deslocado a Estugarda para o primeiro jogo da Eslovénia e cerca de 10.000 adeptos sérvios estiveram em Gelsenkirchen.
Kostic falha o resto do Europeu
O Euro-2024 chegou ao fim mais cedo para Filip Kostic. O jogador sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo contra a Inglaterra.
"A ressonância magnética revelou uma lesão parcial do ligamento exterior. Esta lesão obriga a uma paragem forçada de pelo menos duas semanas", explicou o porta-voz da imprensa sérvia, Milan Vukovic, na terça-feira. É muito provável que Filip Mladenovic substitua o extremo. Dusan Tadic também deverá regressar ao onze inicial, depois de, surpreendentemente, ter ficado apenas no banco na estreia no Europeu.
Felizmente, a Eslovénia foi poupada ao problema das lesões, o que faz com que não estejam previstas alterações tácticas. Benjamin Verbic, no entanto, recomendou a si mesmo mais tempo de jogo depois de entrar como suplente contra a Dinamarca.
Onze provável
Eslovénia (4-4-2): Oblak - Karnicnik, Drkusic, Bijol, Janza - Stojanovic, Gnezda Cerin, Verbic, Elsnik - Sporar, Sesko
Sérvia (3-1-4-2): Rajkovic - Veljkovic, Milenkovic, Pavlovic - Gudelj - Zivkovic, Milinkovic-Savic, Tadic, Mladenovic - Vlahovic, Mitrovic