Euro-2024: Soldados pedem aos jogadores para "mostrarem o espírito da Ucrânia"
Siga as principais incidências da partida
A Ucrânia, que faz a sua quarta participação consecutiva no Europeu, vai defrontar a Roménia na Arena de Futebol de Munique, na segunda-feira, no jogo de abertura do Grupo E.
"Todos os jogadores, e eu pessoalmente, estamos a receber muitas mensagens dos nossos combatentes, dos nossos soldados, dos nossos amigos que estão agora a lutar pela liberdade da Ucrânia", disse Rebrov.
"Tenho a certeza de que eles estão muito orgulhosos de nós, nós estamos muito orgulhosos deles. Dizem-nos para mostrarmos o espírito da Ucrânia. Este torneio é realmente sobre o espírito do nosso país", acrescentou.
A Ucrânia tem um plantel talentoso e espera-se que chegue à fase a eliminar. A sua campanha de qualificação decorreu exclusivamente fora do país devido à invasão russa.
"É muito bom e muito importante para a Ucrânia estar nesta competição. Porque todos os ucranianos querem ser uma nação europeia... É claro que agora, no nosso país, o futebol não está em primeiro lugar. Há muitas pessoas mortas, muitas crianças mortas... é uma altura muito difícil para a Ucrânia", lamentou Reblov.
Rebrov agradeceu o apoio dos europeus, mas acrescentou que queria lembrar as pessoas da sua luta.
O defesa Illia Zabarnyi afirmou que o primeiro jogo do Euro-2024 e o facto de ver bandeiras ucranianas no estádio seria um momento emocionante.
"Para mim, é uma grande honra representar a Ucrânia. Sabem os tempos que estamos a atravessar. Sinto uma enorme responsabilidade pelos meus actos, mas não estou preocupado com o meu jogo. Sabemos onde estamos e o que temos de fazer. É futebol e precisamos de jogar com a cabeça fria", esclareceu.
Questionado sobre se o defesa Vitaliy Mykolenko tinha recuperado a forma física antes do jogo, Rebrov disse que estava a trabalhar arduamente, mas que não era o tipo de lesão que se curasse num ou dois dias.
A Ucrânia também vai defrontar a Bélgica e a Eslováquia no Grupo E.