Euro-2024: Southgate considera a possibilidade de mexer na equipa contra a Suíça

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Southgate considera a possibilidade de mexer na equipa contra a Suíça

A Inglaterra não joga com três na defesa desde que foi vice-campeã no Euro-2020
A Inglaterra não joga com três na defesa desde que foi vice-campeã no Euro-2020AFP
A campanha da Inglaterra no Campeonato da Europa parecia morta e enterrada antes de ser salva por um notável golo de Jude Bellingham nos descontos dos oitavos de final, mas os ingleses ainda não convenceram na Alemanha.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Os comandados de Gareth Southgate enfrentam a Suíça nos quartos de final no sábado, em Dusseldorf, e os suíços reforçaram as credenciais ao derrotarem a atual campeã Itália nos oitavos.

Há algumas semanas, a Inglaterra teria gostado de enfrentar a Suíça, uma equipa contra a qual perdeu apenas três vezes nos 27 encontros disputados, a última das quais em 1981.

A equipa de Murat Yakin, no entanto, tem jogado com uma consistência e confiança que tem faltado à Inglaterra. Yakin chegou mesmo a dizer que simpatizava com Southgate, que tem sido criticado por não conseguir tirar mais partido do plantel.

"Eu próprio sei um pouco disto, desde o ano passado. Concentrarmo-nos no jogo e não no que lemos nos jornais, é a única coisa que podemos fazer enquanto treinadores", disse Yakin.

Southgate tem sido criticado por não ter feito muitas alterações na equipa, mas isso pode estar prestes a mudar, uma vez que treinou com três defesas, com Kyle Walker a ser deslocado para o centro e Bukayo Saka a recuar potencialmente como lateral.

O que preocupa Southgate é o facto de o defesa Marc Guehi, que tem sido sólido na estreia em grandes torneios, estar suspenso para o jogo de sábado, John Stones ter estado a treinar com a perna ligada e Luke Shaw não jogar desde fevereiro devido a lesão.

Embora a Inglaterra não tenha jogado com três na defesa desde que foi vice-campeã no Euro-2020, isso permitiria a Southgate lançar os laterais mais acima no campo.

Yakin, por sua vez, contará com a experiência de Manuel Akanji, do Manchester City, e Fabian Schar, do Newcastle United, para ancorar a linha defensiva, com Granit Xhaka a atuar como maestro.

Xhaka, que desempenhou um papel fundamental na vitória do Bayer Leverkusen na Bundesliga na última temporada, ficou encantado com a vitória da Suíça sobre a Itália, que foi uma vingança pela derrota por 3-0 no Euro-2020.

"Nunca vi a Azzurra em tanta dificuldade em campo como contra nós", disse Xhaka. "Ganhámos mesmo antes de entrar em campo, tal como eles fizeram connosco há três anos. Eles estavam com medo".

A Inglaterra tenta conquistar o seu primeiro título do Europeu em 11 participações, enquanto uma vitória da Suíça colocaria a equipa de Yakin nas meias-finais pela primeira vez.

Os vencedores defrontarão a Turquia ou a Países Baixos nas meias-finais.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore