Euro-2024: Southgate diz que Inglaterra sonha em fazer história e não teme o fracasso
Acompanhe aqui as incidências do encontro
Os Três Leões chegaram à Alemanha como um dos favoritos, graças a um plantel rico em talento e a uma recuperação de estatuto sob o comando de Southgate. A Inglaterra está na terceira meia-final dos últimos quatro torneios, onde vai enfrentar os Países Baixos em Dortmund na quarta-feira.
Mas os ingleses nunca chegaram a uma final fora da Inglaterra, nem venceram o Campeonato Europeu.
Os homens de Southgate têm sido fortemente criticados pelo seu desempenho no torneio, onde ganharam apenas um de cinco jogos no tempo regulamentar.
Mas Southgate disse que os seus jogadores mostraram sinais daquilo de que são capazes na vitória sobre a Suíça nos quartos de final, nos penáltis, depois de terem precisado de um empate tardio de Bukayo Saka para levar o jogo para o prolongamento.
"Um dos nossos pontos fortes nos últimos oito anos tem sido menos medo, menos inibição, mas no início a expetativa pesava muito. Não conseguíamos colocar-nos no lugar certo e, no final, o que impressionou foi o facto de os jogadores terem conseguido resultados.", disse Southgate na conferência de imprensa de antevisão do jogo, esta terça-feira.
"Agora estamos a chegar àquele momento do torneio em que é preciso saber o que é possível. O que é possível alcançar, em vez de pensar no que pode correr mal. Isso é diferente para um jogador. Esta é a oportunidade de fazer história, a primeira vez que chegamos a uma final que não se realiza em Inglaterra. Estamos a tentar abrir novos caminhos e isso é difícil, mas os jogadores responderam de forma brilhante", vincou.