Euro-2024: Southgate garante Inglaterra pronta para a fase a eliminar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Southgate garante Inglaterra pronta para a fase a eliminar

Southgate descreveu a eliminatória como "um perigo"
Southgate descreveu a eliminatória como "um perigo"AFP
O selecionador da Inglaterra, Gareth Southgate, está confiante de que a sua equipa vai aguentar a pressão dos oitavos de final do Euro-2024, depois de não ter conseguido convencer nos três jogos da fase de grupos.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Os Três Leões enfrentam a Eslováquia nos oitavos de final no domingo, com as expectativas ainda mais elevadas, uma vez que se encontram no que é considerado o lado mais fácil do sorteio. A Inglaterra ficou em primeiro lugar no Grupo C, apesar das fracas exibições de um dos favoritos antes do torneio, ao vencer a Sérvia por 1-0 e empatar com Dinamarca e Eslovénia.

Mas a equipa de Southgate já deixou para trás desempenhos dececionantes na fase de grupos quando chegou à final do Euro-2020 e às meias-finais do Campeonato do Mundo de 2018.

"Agora estamos naquele mundo em que temos de ir em frente. Já estivemos aqui antes, muitas vezes, sabemos o que isso implica. O facto é que entramos num estado mental diferente. Toda a gente sabe que as eliminatórias são um risco", disse Southgate na conferência de imprensa que antecedeu o jogo.

"Toda a gente sabe que, num determinado dia, um adversário pode tornar as coisas muito difíceis para nós. Sabemos que a qualidade do adversário é elevada, isso muda a nossa mentalidade. A questão é saber até onde podemos ir. Estamos a tentar alcançar algo excecional, mas é um passo de cada vez e amanhã é uma oportunidade para melhorar aspectos do nosso jogo", vincou.

A antevisão da partida
Flashscore

O futuro de Southgate parece estar em dúvida, independentemente do resultado na Alemanha. Apesar de ter chegado à final, às meias-finais e aos quartos de final nos três grandes torneios que disputou, o antigo treinador do Middlesbrough continua a ser alvo de muitas críticas no país. Levou com copos de cerveja atirados das bancadas quando alguns adeptos expressaram frustrações após o empate 0-0 com a Eslovénia na terça-feira. 

Southgate, cujo contrato termina no final do ano, vai orientar a Inglaterra pela 99.ª vez contra a Eslováquia. No entanto, o treinador minimizou a importância do seu futuro e a possibilidade de atingir 100 jogos ao comando da equipa, caso a Inglaterra avance para os quartos de final contra a Suíça.

"Estou desesperado por fazer um bom trabalho pelo meu país. Liderar este grupo de jogadores e equipa, com quem adoro trabalhar e em quem tenho tanta consideração. Conduzi-los no que poderá ser outra noite brilhante e criar mais algumas memórias para os nossos adeptos", acrescentou Southgate.

A Inglaterra não tem lesões, mas Luke Shaw não está apto para começar, uma vez que não joga um minuto pelo clube ou pelo país desde fevereiro.

Kobbie Mainoo é esperado para substituir Conor Gallagher no meio-campo, enquanto os extremos Anthony Gordon e Cole Palmer podem ser titulares, caso Southgate decida baralhar um ataque pouco produtivo.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore