Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Suécia e Itália com duelos importantes rumo à Alemanha

Ciro Immobile entrou na lista de marcadores da Itália contra a Macedónia do Norte
Ciro Immobile entrou na lista de marcadores da Itália contra a Macedónia do NorteAFP
Duas das principais nações europeias estão em apuros nos respectivos grupos de qualificação para o Campeonato da Europa. Tanto a Suécia como a Itália estão a ter um mau começo e terão muito trabalho pela frente quando defrontarem a Áustria e a Ucrânia em casa, esta noite.

A Suécia conquistou três pódios em Campeonatos do Mundo, mas tem tido mais dificuldades no Campeonato da Europa, embora se tenha qualificado sempre desde 2000, e chegado às meias-finais em 1992. A participação na fase final do próximo ano na Alemanha está por um fio.

Os maus resultados e as críticas internas ao selecionador Janne Andersson têm sido os principais temas do debate sobre o futebol sueco desde o início da qualificação.

A derrota na Áustria, em particular, prejudicou os suecos. Dois golos marcados nos últimos 10 minutos por Christoph Baumgartner, do RB Leipzig, deram aos austríacos a vantagem no confronto direto com os nórdicos, que parecem ser os principais rivais num grupo dominado pela Bélgica.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlasshcore

Do ponto de vista estatístico, a Suécia está a passar por um mau bocado. Seis dos últimos nove jogos em casa em fases de qualificação para o Campeonato da Europa foram ganhos, mas a última vitória em casa sobre a Áustria remonta ao outono de 2013.

Se os suecos perderem, a montanha parece demasiado grande para escalar, enquanto um empate deixa uma pequena esperança que exigirá pelo menos uma vitória completa contra a Bélgica fora de casa no próximo mês.

As esperanças da Suécia serão alimentadas pelo facto de, no sábado passado, terem goleado a Estónia por 5-0 fora de casa, enquanto a Áustria teve de se contentar com um empate (1-1) em casa contra a Moldávia, que ocupa o 164.º lugar no ranking mundial.

As expectativas são sempre elevadas para os actuais campeões europeus

Os tetracampeões do mundo e bicampeões da Europa ficaram num grupo complicado, onde a Ucrânia, em particular, se mostrou resistente.

Com quatro pontos em três jogos, incluindo uma derrota em casa contra a Inglaterra, os italianos não podem falhar mais se quiserem ter alguma hipótese de defender o seu título. O empate 1-1 contra a Macedónia do Norte no sábado não tornou essa missão muito mais fácil.

O novo técnico Luciano Spalletti precisa de uma vitória contra a Ucrânia na noite de terça-feira, se quiser manter viva a aspiração legítima de defender o título.

O adversário ucraniano dividiu o confronto direto com a Inglaterra no sábado, mas os ucranianos nunca conseguiram vencer a Itália. A favor da equipa da casa está também o facto de ter vencido 21 dos 26 jogos de qualificação para o Campeonato da Europa desde o início do milénio.

No entanto, a classificação do Grupo C pode ser enganadora à primeira vista. Devido à participação da Itália na Liga das Nações, a equipa transalpina só disputou três partidas. Com uma vitória na noite de terça-feira, a Itália subirá para o segundo lugar, com um jogo a menos que a Ucrânia.

A classificação do Grupo C
A classificação do Grupo CFlashscor

Com a vitória no grupo da Liga das Nações, a Itália tem garantida mais uma oportunidade de se qualificar para o Campeonato da Europa através de uma ronda de play-off. No entanto, foi através do play-off que os italianos ficaram de fora do Campeonato do Mundo no Catar, pelo que o país louco por futebol gostaria de evitar essa solução.