Euro-2024: Suíça vive o momento mas quer mais para celebrar contra a Inglaterra
A Suíça quer fazer história, ao conquistar pela primeira vez um lugar nas meias-finais de um grande torneio, depois de ter feito uma declaração de intenções ao empatar com a Alemanha e eliminar a Itália, detentora do título, nos oitavos de final.
"Estamos felizes por estarmos neste momento, por estarmos a fazer isto. Jogámos bem e fomos capazes de criar problemas aos grandes adversários", disse o treinador Murat Yakin, em conferência de imprensa, na véspera do jogo dos quartos de final contra a Inglaterra, que dará a oportunidade de defrontar a Países Baixos ou Turquia nas meias-finais.
"Estamos em boa forma, temos muita autoconfiança e mostrámos em vários jogos que podemos jogar contra grandes equipas", afirmou.
"Jogámos contra o atual campeão, jogámos bem contra os anfitriões, a Alemanha. Por isso, vamos causar problemas aos ingleses", prometeu Murat Yakin.
O selecionador confirmou que o médio Granit Xhaka está apto para enfrentar a Inglaterra em Dusseldorf, apesar de um problema no adutor, e esperava um grande jogo do seu capitão.
A Inglaterra e a Suíça chegaram aos quartos de final com desempenhos muito diferentes até ao momento.
Os suíços têm sido inflexíveis, com táticas inteligentes, uma defesa forte e um ataque fluido, que conquistou os corações do público no seu país.
No entanto, a Inglaterra tem estado debaixo de fogo desde o primeiro dia, com o descontentamento dos adeptos devido a um desempenho sem brilho, por vezes sem rumo, com os jogadores a não conseguirem reproduzir a sua forma nos clubes e com o treinador Gareth Southgate a ser criticado pelas suas escolhas.
Inglaterra de qualidade
Yakin disse que a sua equipa gostou de eliminar a vizinha Itália e queria dar à Suíça mais razões para se alegrar.
"O nosso país festejou connosco. É para esse tipo de momentos que vivemos", afirmou.
O treinador sorriu quando lhe perguntaram se o jogo com a Inglaterra seria o jogo da sua vida.
"Nos últimos jogos, fizeram-me essa pergunta. E espero que me façam essa pergunta novamente na próxima semana", respondeu.
O defesa Fabian Schar, que passou os últimos seis anos no Newcastle, apoiou a sua equipa suíça contra a Inglaterra, mas disse que os seus adversários estavam repletos de qualidade e não deveriam ser descartados.
"Não importa como eles jogaram, estão nos quartos de final. Por isso, não interessa a ninguém como jogaram no grupo", disse.
"Eles têm muita qualidade e a qualquer momento podem prejudicar os adversários. Por isso, temos de estar preparados para isso", acrescentou.
Schar também foi questionado sobre a especulação de que o treinador do seu clube, Eddie Howe, era um candidato a selecionador da Inglaterra se Southgate deixasse o cargo.
"Estou muito feliz por o ter como treinador. Espero que ele continue no Newcastle", reagiu.