Euro-2024: Toney pede à Inglaterra para continuar em frente após susto com Eslováquia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Toney pede à Inglaterra para continuar em frente após susto com Eslováquia

Toney fala com os media
Toney fala com os mediaAFP
O avançado inglês Ivan Toney disse que a Inglaterra tem de aproveitar a segunda oportunidade que lhes foi dada no Euro-2024, depois de uma notável reviravolta no final da partida contra a Eslováquia para chegar aos quartos de final.

O pontapé de bicicleta de Jude Bellingham, decorridos cinco minutos dos descontos, evitou que a muito badalada equipa de Gareth Southgate fosse eliminada precocemente nos oitavos de final.

Toney, que se estreou no torneio ao saltar do banco, deu a Harry Kane a oportunidade de cabecear para o golo da vitória no prolongamento e marcar o encontro com a Suíça nos oitavos de final, no sábado.

"Acho que foi uma espécie de abre olhos, pois podíamos ir para casa a qualquer momento. O alívio depois no balneário foi do tipo 'agora, rapazes, é hora de continuar'. Acho que temos o caráter e a qualidade dos jogadores para fazer isso", disse Toney numa conferência de imprensa na quarta-feira.

Bellingham apontou aos críticos da Inglaterra depois do jogo, dizendo que teve de aturar "lixo" nos meios de comunicação depois de ter tido dificuldades nos dois jogos anteriores contra a Dinamarca e a Sérvia. Southgate também lamentou o "ambiente habitual" depois de lhe terem sido atirados copos de cerveja no rescaldo do empate 0-0 com a Eslovénia, que garantiu o primeiro lugar do Grupo C e a passagem à fase a eliminar.

A Inglaterra chegou à Alemanha como uma das favoritas, graças a um plantel rico em talento que inclui o melhor marcador da Bundesliga, Kane, a estrela do Real Madrid, Bellingham, e Phil Foden, que foi distinguido como o melhor jogador da Premier League na época passada.

No entanto, são mais uma das formações mais cotadas, juntamente com a França e Portugal, que se apuraram para os quartos de final apesar de terem tido desempenhos pouco brilhantes.

"Há sempre expetativas e muita gente sempre terá a sua opinião. Se vencermos por 2-0, as pessoas dirão que deveríamos ter vencido por 3-0 ou 4-0, mas é sempre assim. Estamos a dois jogos de uma grande final e só temos de fazer o que pudermos para o conseguir e esperamos que seja suficiente", disse Toney.

Após o jogo contra a Eslováquia, Southgate admitiu que Toney ficou irritado por ter sido lançado nos descontos. O avançado do Brentford disse que teve de "controlar as suas emoções" para atinar e desempenhar um papel importante no prolongamento, tanto para colocar a Inglaterra na frente como para terminar o jogo.

"Com a vitória", disse Toney sobre como ele e Southgate se reconciliaram. "Todos os jogadores têm a sua dose de humilhação quando não estão a jogar, especialmente quando falta um minuto para o fim do jogo. Tive de me libertar do meu estado de espírito e continuar em frente", apontou.

Todos os 26 jogadores do plantel de Southgate treinaram na quarta-feira, com o lateral-esquerdo Luke Shaw à espera de estar apto para jogar pela primeira vez desde fevereiro contra os suíços em Dusseldorf.