Euro-2024: Três portugueses no onze ideal dos oitavos de final e domínio espanhol
Vimos muitos dos favoritos avançarem, bem como alguns underdogs, como a Suíça e a Turquia, com várias atuações de grande nível nos oito jogos.
As nomeações são escolhidas apenas com base no sistema de classificação de jogadores Flashscore, que se baseia em várias estatísticas sobre as quais pode saber mais aqui.
GR: Diogo Costa, 8.3 (Portugal)
Portugal derrotou a Eslovénia no desempate por grandes penalidades, depois de um empate 0-0 durante os 90 minutos e o prolongamento.
O guarda-redes Diogo Costa foi o herói da noite, defendendo os três penáltis da Eslovénia no desempate.
Além disso, fez uma exibição sólida durante o resto do jogo, com duas defesas às duas tentativas de golo da Eslovénia. A última das quais a cinco minutos do fim do prolongamento quando Sesko aproveitou um erro de Pepe para se isolar perante o guarda-redes.
DEF: João Cancelo, 8,7 (Portugal)
João Cancelo esteve em campo quase todo o jogo contra a Eslovénia e fez uma exibição incansável no lado direito da defesa, com cinco alívios, quatro desarmes e uma interceção.
Também teve um impacto sólido no ataque, com cinco cruzamentos e seis dribles, contribuindo para o domínio geral de Portugal durante toda a partida.
DEF: Nico Schlotterbeck, 8,2(Alemanha)
Nico Schlotterbeck fez uma assistência na vitória da Alemanha por 2-0 sobre a Dinamarca, com um excelente passe do seu próprio campo para Jamal Musiala se isolar e marcar.
O defesa também participou no segundo jogo sem sofrer golos da Alemanha no torneio, fazendo seis desarmes, duas interceções e um desarme - um bom desempenho no seu primeiro jogo no Euro-2024.
DEF: Merih Demiral, 9,6 (Turquia)
A Turquia precisava de um herói no difícil duelo contra a Áustria e o defesa Merih Demiral marcou dois golos para os turcos avançarem contra um adversário complicado com uma vitória por 2-1.
Os austríacos chegaram ao jogo depois de uma vitória impressionante contra os Países Baixos e foram uma das equipas com melhor desempenho no torneio.
O rating de 9,6 é o melhor de qualquer jogador na fase a eliminar até ao momento.
DEF: Nuno Mendes, 8,9 (Portugal)
Outro lateral português. Nuno Mendes foi igualmente eficaz como o companheiro de equipa Cancelo e obteve uma classificação de 8,9, a mais elevada no jogo com a Eslovénia.
Mendes fez os 120 minutos e teve uma grande influência no jogo ofensivo de Portugal, com 131 toques e um passe-chave.
Também foi fiável quando chamado a intervir defensivamente e ajudou a equipa a segurar o segundo jogo sem sofrer golos neste Euro-2024.
MED: Pedri, 8,3(Espanha)
Pedri é o primeiro de um trio de médios espanhóis que brilhou na vitória por 4-1 sobre a surpreendente Geórgia.
Depois de sofrerem um golo cedo no encontro, os espanhóis dominaram o jogo, algo que se deveu principalmente às três exibições no meio-campo.
Apesar de ter jogado apenas 52 minutos, o médio do Barcelona deu fez passes importantes e foi um componente vital para o controlo da partida por parte da Espanha.
MED: Rodri, 8,5 (Espanha)
Como sempre, Rodri estava lá para responder à chamada quando a sua equipa precisava de um golo.
O trinco foi o responsável pelo golo de empate da Espanha no final do primeiro tempo, ao receber a bola na entrada da área e rematar ao canto inferior direito.
Rodri também desempenhou o seu papel habitual no meio-campo, como esperado, tocando na bola 119 vezes e fazendo 109 passes durante os 90 minutos.
MED: Fabián Ruiz, 8,9 (Espanha)
A surpresa do meio-campo da Espanha até agora tem sido Fabian Ruiz, que mais uma vez foi o melhor jogador na vitória contra a Geórgia.
Ruiz marcou e fez uma assistência nestes oitavos de final, primeiro ao concluir um cruzamento de cabeça ao segundo poste antes de lançar uma bola perfeita para Nico Williams correr e juntar-se à lista de melhores marcadores.
Ruiz tem sido um dos heróis do Euro-2024 até agora e fez mais uma exibição de melhor em campo, recebendo uma nota 8,9.
AVA: Ruben Vargas, 8,4 (Suíça)
A Suíça venceu a atual campeã Itália por 2-0, apresentando-se como sérios candidatos depois de dominarem completamente o adversário.
Ruben Vargas esteve no centro da exibição pressionante da Suíça, primeiro assistindo Remo Freuler com um cruzamento inteligente e depois apontando um golo fantástico em arco contra Gianluigi Donnarumma.
O avançado faz parte de um ataque suíço muito perigoso e poderá ser uma referência nos restantes jogos do Euro-2024.
AVA: Donyell Malen, 9,4 (Países Baixos)
Donyell Malen saiu do banco para marcar dois golos para os neerlandeses na vitória por 3-0 sobre a Roménia.
O avançado foi lançado no início do segundo tempo e marcou dois golos nos últimos 10 minutos da partida para garantir a classificação dos Países Baixos.
O segundo golo chamou a atenção: pegou na bola, correu todo o meio-campo ofensivo, fintou um defesa e rematou para o fundo das redes.
AVA: Nico Williams, 8,4 (Espanha)
Para completar a nossa lista, Nico Williams, outro espanhol, contribuiu com um golo e uma assistência na vitória por 4-1 sobre a Geórgia.
Fez o passe para o golo de empate de Rodri, antes de furar a área adversária depois de um ótimo passe de Fabian Ruiz e fuzilar o guardião georgiano.
Além da assistência, Williams também teve um bom impacto criativo, fazendo quatro passes importantes e continuando a mostrar por que tem sido um dos jogadores mais destacados do Euro-2024 até agora.