Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Turquia vai jogar em casa contra a Geórgia, em Dortmund

SID/Micha Pesseg
Adeptos turcos sentem-se particularmente à vontade na Alemanha
Adeptos turcos sentem-se particularmente à vontade na AlemanhaProfimedia
Será um jogo em casa para a Turquia: cinco jogadores nasceram na Alemanha, milhares de adeptos formarão uma "muralha vermelha e branca" em Dortmund.

Salih Özcan mal pode esperar pelo seu "duplo jogo" em casa.

"Vai ser espetacular. A muralha amarela vai ser vermelha e branca", diz o internacional turco, e é bom que o saiba.

Özcan não é apenas um dos cinco jogadores da equipa turca do Campeonato da Europa que nasceram na Alemanha, mas como profissional do Borussia Dortmund também conhece o Westfalenstadion como a palma da sua mão.

Siga o Turquia-Geórgia no Flashscore

A expetativa é correspondentemente alta.

"Seremos como anfitriões na Alemanha, especialmente nos jogos em Dortmund. Isso é uma vantagem para nós", diz Özcan.

O capitão Hakan Calhanoglu também está ansioso pela estreia contra a recém-chegada Geórgia no Campeonato Europeu, na terça-feira (17:00).

"Teremos a sensação de estar em casa", diz o jogador que atua há muito tempo na Bundesliga.

Muitos jogadores com raízes alemãs

Calhanoglu nasceu em Mannheim, Özcan em Colónia, Kaan Ayhan (Gelsenkirchen), Kenan Yildiz (Regensburg) e Cenk Tosun (Wetzlar) também nasceram na Alemanha.

Özcan, Ayhan e Tosun chegaram a jogar nas equipas da Alemanha enquanto jovens, tendo Özcan chegado a ser campeão europeu de sub-21 em 2021, sob a orientação do futuro selecionador turco Stefan Kuntz.

Mas dois corações num só peito nem sempre facilitam as coisas. Quando visita a terra natal dos pais, sente-se por vezes "como um pária", disse Calhanoglu recentemente no TRT Spor. Essa situação pode mudar se brilhar no Campeonato Europeu, como fez recentemente com o Inter de Milão.

De qualquer forma, a Turquia terá um verdadeiro jogo em casa em Dortmund. Já em novembro, no jogo internacional entre a Alemanha e a Turquia (2-3), em Berlim, os adeptos turcos fizeram crer à equipa da Alemanha que estavam a jogar fora de casa.

Alemanha "ainda é a casa" de Ayhan

O comentário de Ayhan sobre o facto de o Campeonato da Europa poder vir a ser uma espécie de torneio caseiro para a Turquia causou grande agitação, tendo até Julian Nagelsmann franzido o sobrolho.

"Não sei se é preciso fazer uma declaração dessas", disse o selecionador alemão na altura.

Ayhan considerou a resposta de Nagelsmann "não muito positiva", disse à revista 11Freunde.

"Em geral, tenho a sensação de que minha declaração foi infelizmente mal interpretada", acrescentou.

Para ele, a Alemanha "continua a ser a sua casa, não apenas geograficamente, mas também culturalmente".

Porque ser apenas alemão ou apenas turco nunca foi uma opção, diz Ayhan, que agora joga no Galatasaray.

"Sinto-me em casa em Istambul e em Gelsenkirchen de qualquer maneira", explicou. E na terça-feira, até mesmo em Dortmund, mesmo que isso soe estranho para um ex-Schalke.

Jogadores experientes no centro da equipa turca

O selecionador turco, Vincenzo Montella, vai ter de prescindir de três jogadores importantes no Campeonato da Europa: Enes Ünal, Caglar Söyüncü e Ozan Kabak não estarão à sua disposição, devido a lesão.

O defesa Merih Demiral e o capitão Hakan Calhanoglu constituem a espinha dorsal da equipa turca. Arda Güler tem esperanças justificadas de entrar no onze inicial.

O guarda-redes georgiano Giorgi Loria está suspenso, mas Giorgi Mamardashvili, do Valência, deverá ser titular. O médio Otar Kiteishvili sofreu uma lesão ligeira no último teste contra o Montenegro (vitória por 3-1) e, para já, está em dúvida.

Onzes prováveis

Turquia (4-2-3-1): Günok - Müldür, Demiral, Bardakci, Kadioglu - Özcan, Calhanoglu - Güler, Kökcü, Aktürkoglu - Yilmaz

Geórgia (3-5-2): Mamardashvili - Kvirkvelia, Kashia, Dvali - Kakabadze, Kochorashvili, Kiteishvili, Chakvetadze, Shengelia - Mikautadze, Kvaratskhelia

Siga o Turquia-Geórgia no Flashscore