Euro-2024: Últimos três bilhetes começam a ser discutidos esta quinta-feira
Doze equipas continuam a sonhar com a participação no torneio que se realiza na Alemanha, no verão. Três grupos de quatro equipas jogarão as meias-finais esta quinta-feira e esperam qualificar-se para a final, a 26 de março.
Israel aderiu à UEFA há 20 anos, mas nunca participou no Campeonato da Europa. Devido à guerra entre Israel e o Hamas, a equipa do treinador Alon Hazan teve de forçar a qualificação em jogos exclusivamente fora de casa. Por razões de segurança, não haverá, de momento, jogos internacionais em Israel.
A meia-final de quinta-feira, contra a Islândia, será disputada na capital húngara, Budapeste. O vencedor defrontará na final o vencedor do duelo entre a Bósnia-Herzegovina e a Ucrânia.
Antes do ataque do Hamas a Israel, a 7 de outubro do ano passado, os futebolistas israelitas estavam bem posicionados no grupo de qualificação, e a qualificação direta estava ao alcance. Uma derrota surpreendente contra o Kosovo (0-1) e a perda de pontos na Hungria contra a Roménia (derrota por 1-2) e a Suíça (1-1) condenaram Israel a disputar os play-offs.
As federações de futebol do Médio Oriente pediram a exclusão de Israel. O mesmo fez a Arábia Saudita, que acolherá o Campeonato do Mundo de 2034. A UEFA está a dar ouvidos aos protestos e a tomar medidas de segurança adicionais caso Israel chegue à fase final do torneio.
Ucrânia
Israel é o favorito contra a Islândia, mas terá uma tarefa mais difícil na final contra outro país em guerra, caso a Ucrânia seja o adversário.
Depois de terem falhado por pouco o Campeonato do Mundo de 2022, o guarda-redes do Real Madrid, Andriy Lunin, o capitão do Arsenal, Oleksandr Zinchenko, e o avançado do Chelsea, Mykhailo Murdryk, vão querer vingar-se.
O vencedor do "play-off" da Liga B defrontará a Bélgica, a Roménia e a Eslováquia no Grupo E do Euro-2024.
Liga A
No "play-off" da Liga A, a Polónia de Robert Lewandowski tentará participar no Campeonato da Europa pela quinta vez consecutiva.
Os polacos defrontarão a Estónia nas meias-finais. O vencedor defrontará o País de Gales ou a Finlândia, que jogam a outra meia-final em Cardiff, num jogo fora de casa.
Rob Page, selecionador nacional do País de Gales, aposta na vantagem de jogar em casa, depois de Gareth Bale se ter retirado após o Campeonato do Mundo de 2022. O antigo médio do Arsenal, Aaron Ramsey, é um ponto de interrogação devido a lesão, mas o País de Gales perdeu apenas um dos seus últimos 14 jogos de qualificação para o Campeonato da Europa na capital galesa.
A qualificação pode muito bem ser um regresso a casa depois de um período de frio, já que o vencedor do play-off entrará no Euro-2024 no Grupo D com a França, Países Baixos e Áustria.
Liga C
No "play-off" da Liga C, a Grécia, campeã de 2004, é a grande favorita à qualificação. Os gregos, que não participam numa final de um grande torneio há 10 anos, defrontam o Cazaquistão, que, surpreendentemente, foi demasiado forte para a Dinamarca e a Finlândia, perdendo por pouco a qualificação direta.
A Geórgia de Khvicha Kvaratskelia, avançado do Nápoles, e o Luxemburgo também têm como objetivo a sua primeira grande final.
No Grupo F, os vencedores terão pela frente Portugal, a Turquia e a República Checa.