Euro-2024: Uma breve história entre Inglaterra e Países Baixos em grandes torneios
Siga as meias-finais do Euro 2024 com o Flashscore
Muito se tem falado da lenta evolução da equipa de Gareth Southgate ao longo da fase de grupos e das primeiras eliminatórias, mas o desempenho na vitória através das grandes penalidades sobre a Suíça fez com que os adeptos ingleses voltassem a sonhar.
Os neerlandeses estão no seu caminho, eles próprios à procura de chegar à sua primeira final desde o triunfo no Euro-1988, o único grande sucesso do país em torneios.
Ambas são consideradas equipas relativamente grandes no palco europeu, pelo que, naturalmente, já se cruzaram algumas vezes no passado.
Em 22 encontros entre ambos, a Inglaterra venceu seis, empatou nove e perdeu sete vezes - a maioria em jogos de prepração e no único jogo da Liga das Nações nos últimos anos (que os neerlandeses venceram por 3-1 em Wembley em 2019).
O primeiro jogo entre as duas nações ocorreu em 1935, com os Três Leões a vencerem por 1-0 num amigável organizado em Amesterdão.
Aqui, o Flashscore analisa os três encontros entre a Inglaterra e a Países Baixos em competições importantes anteriores.
Euro-1988 (fase de grupos): Países Baixos 3-1 Inglaterra
Um grande jogo para um grande jogador, Marco van Basten, então um jovem prodígio, apresentou-se no maior palco do futebol mundial com um impressionante hat-trick contra os Três Leões.
O seu segundo golo, um vólei impressionante de um ângulo ridiculamente agudo, é considerado um dos melhores de sempre num grande torneio.
A Inglaterra ainda reduziu por Bryan Robson, mas a Laranja Mecânica dominou a partida e acabou por vencer o torneio.
Campeonato do Mundo de 1990 (fase de grupos): Países Baixos 0-0 Inglaterra
Os dois países defrontaram-se pela segunda vez no Campeonato do Mundo de 1990, em Itália. O jogo foi muito disputado, cauteloso e bem esquecível, sem que nenhuma das duas equipas conseguisse desempatar a partida.
Os neerlandeses, ainda em alta depois da vitória no Euro-1988, eram uma força a ter em conta, mas a Inglaterra, sob o comando de Bobby Robson, defendeu-se com determinação. O empate sem golos foi favorável a ambas as equipas, que passaram à fase a eliminar.
Euro 1996 (fase de grupos): Inglaterra 4-1 Países Baixos
No entanto, o último capítulo da atual trilogia revelou-se muito mais memorável - pelo menos para os ingleses.
Num ambiente ao estilo da "Batalha da Grã-Bretanha", em casa, a Inglaterra, orientada por Terry Venables e com o agora treinador Gareth Southgate na defesa, teve uma atuação dominante, algo que há muito não se via por parte dos adeptos, famintos de sucesso.
Dois golos de Alan Shearer e outros dois de Teddy Sheringham e Paul Gascoigne selaram uma vitória famosa - e algo inesperada.
Os neerlandeses, que contavam com estrelas como Dennis Bergkamp, Clarence Seedorf e Patrick Kluivert (que marcou), foram dominados. O resultado marcou um ponto de viragem para a anfitriã Inglaterra, com o ímpeto a mudar para a positividade e a crença, até que tudo se desmoronou na derrota das meias-finais para a eventual vencedora Alemanha.