Euro-2024: Van Dijk diz que o mau estado do relvado do Volksparkstadion "é uma vergonha"
Siga as principais incidências da partida
Ambas as equipas manifestaram a sua preocupação com o relvado e nenhuma delas realizou a última sessão de treino antes do jogo no estádio de Hamburgo.
"Ainda não sabemos exatamente se o campo é muito mau", disse Van Dijk numa conferência de imprensa no sábado, afirmando que era semelhante ao campo utilizado para o amigável dos Países Baixos contra a Alemanha em Frankfurt, em março.
"Parece que o relvado é igual ao do jogo de Frankfurt que jogámos contra a Alemanha. A camada superior vai provavelmente sair rapidamente. É uma pena, claro, mas ambas as equipas vão ter de lidar com isso".
Os neerlandeses fizeram a sua última sessão de treino no centro de estágio em Wolfsburgo antes de viajarem para Hamburgo.
"Escolhemos fazer o último treino em Wolfsburgo", disse o treinador Ronald Koeman.
"Pensamos que se pode fazer muito mais na preparação de um jogo do que quando se treina no estádio. Mas, afinal de contas, não devíamos ter treinado aqui por causa do relvado", explicou.
Koeman deverá colocar Xavi Simons, do RB Leipzig, no lado direito do ataque e deixar de fora Jeremie Frimpong, que se destacou no Bayer Leverkusen durante a histórica campanha na Bundesliga.
Ambos os jogadores estão em boa forma, com um golo cada nas duas vitórias por 4-0 nos jogos de preparação contra o Canadá e a Islândia.
"Ele é um dos maiores talentos que temos nos Países Baixos neste momento", disse Koeman sobre Simons.
"Já jogou em muitas partidas como titular numa idade jovem. Está a evoluir e para um jovem jogador há sempre altos e baixos, especialmente numa equipa nacional, mas estamos confiantes de que ele vai fazer um bom Campeonato da Europa", acrescentou.
Simons, de 21 anos, marcou apenas um golo em 14 jogos pela seleção - contra a Islândia no início desta semana - mas Van Dijk também está confiante de que o jovem vai dar frutos na Alemanha.
"Ele pode dar muito mais do que dá agora. Pode fazer muito mais", considerou o defesa do Liverpool.
"Ele tem a mentalidade certa, por isso não estou preocupado com o facto de isso não acontecer. Este vai ser um grande torneio para ele e tenho muita confiança nele", concluiu.
Os neerlandeses esperam começar bem o Grupo D com um jogo contra a favorita França na sexta-feira, antes de enfrentarem a Áustria, a 25 de junho.