Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Weghorst surge como "wildcard" neerlandês antes das meias-finais

AFP
Weghorst é o wildcard neerlandês para a meia-final do Euro-2024
Weghorst é o wildcard neerlandês para a meia-final do Euro-2024Profimedia
O marcador pode não refletir isso, mas a chave para a qualificação dos Países Baixos para as meias-finais do Euro-2024 foi o avançado Wout Weghorst.

Os neerlandeses venceram a Turquia por 2-1 em Berlim, no sábado, numa partida tensa dos quartos de final.

Com a Turquia a vencer confortavelmente por 1-0 ao intervalo, apoiada por uma claque fervorosa no Olympiastadion, Ronald Koeman lançou os dados e chamou a sua opção alternativa de ataque.

Weghorst entrou para a história do futebol mundial com um fantástico golo, como suplente, contra a Argentina, nos quartos de final do Campeonato do Mundo de 2022, e continua a ser um jogador devastador nessa função.

O avançado de 31 anos e 1,85 metros salvou os Países Baixos com uma vitória por 2-1 sobre a Polónia na estreia no Euro-2024, com um golo marcado depois de sair do banco.

Koeman limitou Weghorst a 44 minutos nos quatro primeiros jogos dos Países Baixos, mas deu-lhe 45 minutos contra a Turquia, o que valeu a pena, pois a equipa garantiu um encontro com a Inglaterra nas meias-finais.

Os neerlandeses passaram imediatamente a ter uma referência na área, com Memphis Depay a negar-lhes um ponto de convergência até ao aparecimento de Weghorst.

"Por causa de (Weghorst), criámos um pouco mais de caos na área e eles têm de defender mais, por isso acho que Wout ajudou muito", disse o defesa neerlandês Nathan Ake.

"É um pesadelo jogar contra ele. É forte, é um incómodo na área e luta por tudo. Foge de tudo. Por isso, para nós, ele é um grande trunfo", acrescentou.

Weghorst, que passou a temporada emprestado ao Hoffenheim, colocou o nervosismo na até então sólida defesa turca.

A defesa de Mert Gunok a um remate de Weghorst deu origem ao canto em que os Países Baixos empataram, com Stefan de Vrij a cabecear para o fundo das redes o cruzamento de Depay.

Os Países Baixos voltaram a marcar seis minutos mais tarde, com Mert Muldur, pressionado por Cody Gakpo, a rematar para a sua própria baliza após uma bola cruzada por Denzel Dumfries.

"Começámos muito bem, mas as coisas mudaram a partir dos 20 minutos, eles estavam a dominar", explicou Koeman.

"Então ficou claro para mim fazer esta substituição com Wout, com Cody na ala e Denzel na direita, tínhamos que ter muito mais cruzamentos do que no primeiro tempo", acrescentou o selecionador neerlandês.

"Wout pode ser Wout"

Gakpo, avançado do Liverpool, lidera a seleção neerlandesa em golos marcados e é também o artilheiro da competição, com três golos na Alemanha, mas prestou homenagem ao grande impacto de Weghorst a sair do banco.

"É diferente (com ele em campo)... neste jogo, quando queríamos jogar de forma um pouco mais oportunista, podíamos chamar o Wout porque ele é alto, é bom no ar, luta por todas as bolas que chegam à área", disse Gakpo aos jornalistas.

"Foi isso que tentámos no início da segunda parte. Fizemos alguns bons cruzamentos e depois vimos que a equipa turca estava um pouco mais descaída, pelo que pudemos jogar melhor. Talvez essa tenha sido a chave hoje. Estou muito contente por o Wout ter podido ser o Wout de hoje. Muito bem", elogiou.

O próximo passo para os neerlandeses é a Inglaterra, um país onde Weghorst tem lutado para causar muito impacto.

Assinou com o Burnley em 2022, vindo do Wolfsburgo, mas só marcou dois golos em 20 jogos, com a equipa que foi despromovida da Premier League.

O empréstimo de meia época ao Manchester United terminou sem golos em 17 jogos, pelo que uma boa prestação contra os Três Leões seria uma satisfação extra para o jogador.

Koeman disse no início do torneio que Weghorst tem "qualidades inglesas" e era certamente uma opção para ser titular, embora isso ainda não tenha acontecido.

Dada a sua capacidade de fazer a diferença como um plano B, Koeman pode querer mantê-lo como suplente, já que os vencedores de 1988 enfrentam a sua primeira meia-final do Europeu desde 2004, na quarta-feira, em Dortmund.