Euro-2024: Yamal e Pepe podem bater recordes de idade na Alemanha
Adolescentes
Este ano, o Campeonato da Europa conta com a presença de 11 jovens. Os mais conhecidos talentos europeus, como Lamine Yamal, Warren Zaire-Emery, Kobbie Mainoo, Arda Güler, João Neves e Arthur Vermeeren, estão todos em vésperas da sua primeira fase final. Leo Sauer, de 18 anos, jogador do Feyenoord, também está na equipa da Eslováquia.
Yamal, a sensação do Barcelona, é o jogador mais jovem a participar no Campeonato da Europa. Apenas um dia antes da final do torneio, celebra o seu 17.º aniversário e, se estiver em ação, tornar-se-á o jogador mais jovem de sempre a ter minutos de jogo num Europeu. Esse recorde está atualmente no nome de Kacper Kozlowski, o polaco que foi emprestado pelo Brighton ao Vitesse nas últimas duas épocas. O polaco tinha 17 anos e oito meses quando defrontou a Espanha, pelo seu país natal, em 2021.
O recorde do mais jovem marcador de golos numa competição europeia pertence a Johan Vonlanthen, que marcou pela Suíça em 2004, com 18 anos. Aliás, este recorde pode não só ser batido pelo Yamal este verão, mas também por Zaire-Emery.
Os 41 anos de Pepe
O recorde do jogador mais velho em atividade também poderá ser batido. Pepe, 136 vezes internacional por Portugal, é o único jogador acima dos 40 anos presente na final do torneio na Alemanha. De facto, o vencedor do Campeonato da Europa de 2016 celebrou o seu 41.º aniversário em fevereiro e poderá tornar-se o primeiro jogador de sempre a entrar em ação com essa idade.
O jogador mais velho a jogar até agora é Gábor Király, que defendeu a baliza húngara em 2016, aos 40 anos, com as suas características calças de treino cinzentas. O jogador de campo mais velho é Lothar Matthäus, o recordista internacional alemão, que tinha 39 anos no Campeonato da Europa no virar do século.
Pepe, claro, também pode tornar-se o goleador mais velho da história. Esse recorde é detido por Ivica Vastić, que tinha 38 anos quando marcou um golo pela Áustria, em 2008. No entanto, esse recorde pode ser conquistado, não só por Pepe, mas também por Luka Modric e Cristiano Ronaldo, seus antigos companheiros de equipa no Real Madrid.