Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Filip Jorgensen anuncia renovação em exclusivo ao Flashscore: "O meu futuro está no Villarreal"

Henrik Bauch
Filip Jörgensen comemora a vitória sobre o Valencia
Filip Jörgensen comemora a vitória sobre o ValenciaPhoto by Ivan Terron / Spain DPPI / DPPI via AFP
Em apenas alguns dias, Filip Jörgensen foi destacado pelos seleccionadores dinamarquês e sueco. Depois de uma grande evolução numa das melhores ligas do mundo, Jörgensen sonha em chegar à seleção dinamarquesa. Jörgensen conta ao Flashscore durante um encontro com a equipa nacional de sub-21 antes do jogo de qualificação para o Campeonato da Europa contra a Lituânia.

Desde que Ruder Konge era um rapaz, as histórias dizem que os guarda-redes são uma raça especial. Uma posição em que o menor erro pode custar caro exige uma mentalidade forte. O dinamarquês Filip Jørgensen, nascido na Suécia, encaixa-se bem nessa categoria.

"Há muita pressão a este nível, e acho que isso é divertido. Tal como se pode ser o centro das atenções ao cometer um erro crucial, também se pode ser o tipo que ganha os jogos para a equipa ao fazer algumas boas defesas. Gosto de jogar e sinto-me bem com a pressão", diz Jörgensen ao Flashscore.

Os números de Jorgensen
Os números de JorgensenFlashscore

Jörgensen já tinha jogado nas selecções jovens da Suécia, mas trocou o azul e amarelo pelo vermelho e branco em 2021. No entanto, isso não impediu o recém-nomeado selecionador nacional sueco, Jon Dahl Tomasson, de mencionar o nome de Jörgensen em relação à seleção da equipa nacional sueca.

Foi uma surpresa para o guarda-redes do Villarreal.

"Acho que é positivo que me queiram incluir, mas estou na seleção dinamarquesa, por isso não pensei muito nisso. Foi um pouco surpreendente, mas eu só me concentro na Dinamarca", diz o guarda-redes, que também nota que o selecionador nacional dinamarquês mencionou o seu nome na última seleção dinamarquesa: "Fiquei contente por saber que o Kasper Hjulmand está de olho em mim. Significa muito, por isso é só uma questão de seguir em frente".

A época tem sido um verdadeiro avanço para Jörgensen, de 21 anos. Depois de apenas dois jogos pela equipa principal na época passada, Jörgensen fez 28 na Liga esta temporada. O guarda-redes está obviamente satisfeito com a evolução da sua carreira.

"Acho que fiz uma boa época. Tivemos um início difícil, mas fomos melhorando cada vez mais e, tanto individualmente como em equipa, melhorámos", afirma Jörgensen, que tem um bom professor na vida quotidiana que já viveu mais do que a maioria.

O guarda-redes suplente é o antigo jogador da seleção espanhola Pepe Reina. O espanhol de 41 anos ganhou o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo com a Espanha, bem como títulos em clubes como o Liverpool e o Nápoles.

"Ele significa muito para mim. Ajuda-me muito e estou muito feliz por ele estar lá", explicou.

Apesar de a sua carreira ter descolado esta época, Jörgensen não perde o contacto com o terreno. Para ele, é tudo uma questão de viver o momento, mas, pensando bem, não pode deixar de se sentir um pouco orgulhoso.

"Não diria que estou surpreendido. Trabalhei muito para isso e sempre acreditei. O clube acredita em mim e apoiou-me, mesmo que no início tenha sido difícil. Quando se está no clube, não se pensa muito sobre isso, mas se dermos um passo atrás, fico surpreso com o que conquistei", diz Jörgensen, que cita o jogo fora de casa contra o Barcelona como um destaque pessoal. Apesar de os blaugrana terem marcado três golos nessa partida, o Submarino Amarelo marcou dois golos nos descontos para regressar a casa com uma vitória por 5-3.

Jorgensen está a destacar-se no Villarreal
Jorgensen está a destacar-se no VillarrealAFP

Tendo em conta esta vitória e o facto de o Villarreal se encontrar atualmente em 9.º lugar, fora das competições europeias, poder-se-ia pensar que Jörgensen estava de olho numa saída do Villarreal, onde jogou toda a sua carreira de sénior, bem como alguns anos como jogador juvenil.

"Tenho um contrato até 2027, mas pouca gente sabe disso porque não foi anunciado oficialmente. Por isso, o meu futuro está no Villarreal", diz o dinamarquês, que não tem poucos objectivos para o futuro próximo.

"O próximo passo para mim é chegar à seleção nacional e jogar na Liga dos Campeões. Há muitos bons guarda-redes na Dinamarca, mas acho que a oportunidade vai chegar", diz Filip Jørgensen, que reconhece que o caminho para a seleção nacional poderia ter sido mais curto se ainda representasse a Suécia. No entanto, isso não faz com que ele se arrependa nem por um segundo de ter escolhido jogar pela Dinamarca.

"Gosto de competir", diz o guarda-redes do Villarreal.