França - Gibraltar: um jogo em que os três pontos são valiosos
Com seis vitórias em outros tantos jogos, a equipa francesa, líder do Grupo B, soma 18 pontos. Com 6 pontos de vantagem sobre a Países Baixos e Grécia, e já qualificados, os Bleus têm ainda muito em jogo esta noite contra a equipa do Rochedo.
Lembra-se do último Euro, quando Kylian Mbappé e os seus companheiros de equipa tiveram de enfrentara Alemanha e Portugal no início do torneio? Pois bem, têm a oportunidade de evitar esse tipo de situação em junho, nos seus dois próximos jogos.
Para evitar dores de cabeça, só a vitória interessa
E o melhor de tudo é que a vitória pode resolver todos os cálculos e dores de cabeça desnecessárias já nesta noite. A França precisa apenas de três pontos para garantir um dos cinco lugares no pote 1 do sorteio do Euro-2023, ao lado da anfitriã Alemanha. Os cálculo são simples para os jogadores de Didier Deschamps: uma vitória contra Gibraltar em Nice e a França vai ser cabeça-de-série no dia 2 de dezembro em Hamburgo.
"Não basta ser o primeiro. Os jogadores já sabem há algum tempo que precisamos de mais de 18 pontos", avisou o treinador no mês passado: "Não podemos descuidar dos nossos próximos dois jogos, quando receberemos Gibraltar e viajaremos para a Grécia. Não vamos desistir e vamos manter o nosso nível de exigência".
Os jogadores foram informados disso desde cedo e, quando enfrentarem o conjunto mais frágil do Grupo B, é provável que queiram resolver o assunto o mais rápido possível. Kingsley Coman, Ousmane Dembélé, Olivier Giroud, Randal Kolo Muani, Kylian Mbappé, Marcus Thuram: não importa quem esteja a jogar, todos eles vão querer marcar para ajudar a França a sair rapidamente dos problemas.
A 198.ª equipa mais bem classificada no ranking da FIFA é também uma grande oportunidade para aumentar as estatísticas. O capitão da França (43 golos) está apenas um atrás do companheiro de equipa e vice-capitão Antoine Griezmann (44 golos) na tabela dos melhores marcadores. Tudo isso faz com que o desafio entre os dois seja saudável e estimulante nesta partida. Olivier Giroud, por seu lado, está sozinho no topo e pode aumentar a sua contagem para 54 golos.
Camavinga, que se lesionou a meio da semana, teve que deixar a partida após romper o ligamento lateral do joelho direito. Khéphren Thuram foi chamado para a equipa, mas não deverá ser titular. Tendo em conta o que está em jogo, não esperamos muitas surpresas. Por outro lado, será certamente o momento certo para Warren Zaïre-Emery celebrar a sua primeira internacionalização.