Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fúria Espanhola está de volta com o matador Morata, o criador Ruiz e o miúdo Lamal

André Guerra
Atualizado
Jogo de cartaz na capital alemã
Jogo de cartaz na capital alemãAFP, Opta by Stats Perform
A Espanha apresentou a sua candidatura na jornada inaugural do Euro-2024 com uns expressivos 3-0 sobre a Croácia no Grupo B, considerado o grupo da morte. Um duplo golpe de Morata e Fabian Ruiz, aos 29 e 31 minutos, respetivamente, desmontaram o castelo de cartas e Carvajal deu a estocada final ainda antes do intervalo (45+2), enquanto Petkovic desperdiçou um penálti na segunda parte.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Nuestros hermanos entraram iguais a si próprios, intensos na pressão alta – na pequena área adversária - e a monopolizar a posse de bola procurando a criatividade do jogador mais jovem de sempre num Campeonato Europeu, Lamine Yamal, que esteve muito interventivo e obrigou ao recuo dos croatas.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Desfeito o ímpeto inicial, a turma de Zlatko Dalic começou a crescer a espaços e tomou controlo da partida, chegando a ter superioridade na posse de bola – um feito perante a La Roja.

Porém, num lance inicialmente caótico a meio-campo, Rodri acalmou a confusão amortecendo para Fabian Ruiz, que viu a defesa descompensada e estendeu a passadeira para o capitão Morata isolar-se e bater Livakovic, aos 29 minutos.

A Croácia tentou segurar novamente nas rédeas, mas em nova recuperação, Yamal foi solicitado sobre a direita, onde temporizou e deu para Pedri, que soltou para o baile de Fabian Ruiz na grande área sobre Modric e Brozovic para o 2-0, apenas dois minutos depois.

O xadrez croata foi desfeito, apesar das boas tentativas de Brozovic – travado por Simón – e Gvardiol, com Budimir a ficar a milímetros do golo. Na resposta, num pontapé de canto curto, Yamal aproveitou a régua e o esquadro que levou para a Alemanha para fazer os trabalhos de casa e descobriu a desmarcação de Carvajal na pequena área, que só teve de desviar para o 3-0, em cima do intervalo.

Sem alterações ao descanso, a Espanha voltou à carga num contra-golpe conduzido por Pedri, com Livakovic a agigantar-se com uma defesa fantástica para negar o golo de estreia a Yamal. Na outra área, brilhou Cucurella a evitar o golo croata numa jogada de insistência que reflete a falta de inspiração da equipa dos balcãs.

Unai Simón ainda tentou dar uma ajuda ao entregar a bola ao adversário na grande área, com Rodri a derrubar Petkovic quando este se preparava para marcar – o espanhol foi poupado a um vermelho direto. Na conversão, o guardião do Athletic Bilbao redimiu-se, Petkovic ainda marcou, mas o golo foi anulado por invasão ilegal da área de Perisic.

Ainda assim, nem tudo foram boas notícias para os espanhóis que viram Morata, Pedri e Rodri a sair com dificuldades físicas, antes da segunda jornada perante a Itália. Já a Croácia tem uma montanha para escalar depois de uma entrada em falso e espera voltar a entrar nos eixos quando defrontar a Albânia na próxima jornada.

Homem do jogo Flashscore: Fábian Ruiz (Espanha).

O partidazo de Fábian Ruiz
O partidazo de Fábian RuizAFP/Opta by Stats Perform