Gakpo elogia união nos Países Baixos: "Queremos atingir o objetivo mais alto, ganhar o Euro"
Com uma reputação histórica de rixas e lutas internas, as divisões no campo foram amplamente responsabilizadas pelo descarrilamento de algumas das campanhas anteriores dos Países Baixos no Europeu, principalmente em 1996 e 2012.
Os Países Baixos tiveram dificuldades na fase de grupos do Europeu de 1996, durante a qual o Edgar Davids foi excluído depois de alegar discriminação no seio da equipa. Acabaram por ser eliminados nos quartos de final pela França.
No torneio de 2012, os neerlandeses terminaram no último lugar do grupo, com o extremo Arjen Robben a atribuir a sua eliminação precoce a lutas internas.
Os neerlandeses, que agora têm um plantel forte com jogadores como Virgil Van Dijk, do Liverpool, Frenkie de Jong, do Barcelona, e Nathan Aké, do Manchester City, esperam poder repetir a vitória do Euro-1988, que também foi realizado na Alemanha.
"Acho que as expectativas são altas", disse Gakpo à ESPN em entrevista publicada na quarta-feira. "Penso que, no papel, temos uma equipa muito, muito boa, com grandes nomes".
"Mas acho que nós, como grupo, também somos unidos e acho que esperamos muito uns dos outros porque nos conhecemos há muito tempo. Sabemos do que o outro é capaz, por isso temos muitas expectativas em relação a nós próprios", explicou.
"Não sei qual é a perceção que o mundo exterior tem de nós, mas queremos atingir o objetivo mais alto possível, que é ganhar o Euro. Vai ser muito difícil, mas é esse o nosso objetivo", concluiu.
Os neerlandeses recebem o Canadá, na quinta-feira, e a Islândia, na segunda-feira, em jogos amigáveis de preparação, antes de partirem para o Euro, onde o primeiro jogo do Grupo D é contra a Polónia, em Hamburgo, a 16 de junho.