Gheorghe Hagi apostado em ver a Roménia nas meias-finais do Euro-2024
30anos e um dia depois de se ter qualificado para o Campeonato do Mundo nos Estados Unidos, a Roménia qualificou-se para o Campeonato da Europa de 2024 ao vencer Israel por 2-1. A 17 de novembro de 1993, Gheorghe Hagi marcou um dos golos da vitória por 2-1 sobre o País de Gales, em Cardiff. Os tricolores eram então treinados por Anghel Iordănescu. Ironicamente, o atual treinador é Edward Iordănescu e Ianis Hagi faz parte da geração que irá para a Alemanha.
Depois deste desempenho, Gheorghe Hagi estabeleceu alguns objectivos bastante arrojados para a Roménia no Euro-2024.
"Isso significa que vamos chegar pelo menos aos quartos de final. Ou às meias-finais! Há coisas que podem acontecer se formos persistentes e acreditarmos em nós próprios. É a ambição e o trabalho árduo que fazem a diferença, como disse Ianis. O sucesso vem, as coisas acontecem, mas temos de nos questionar. As pessoas fazem com que as coisas aconteçam e, por vezes, sim, essas coisas acontecem", atirou.
O lendário jogador romeno também elogiou o desempenho do seu filho Ianis, autor do golo decisivo no jogo contra Israel.
"Estamos felizes, os jogadores, a equipa técnica e a direção fizeram-nos felizes. A Roménia precisava desta qualificação e destes momentos de felicidade. Haverá muito entusiasmo e ambição no futuro. Esta qualificação mostra que a Roménia tem muito talento. Ainda temos de ganhar experiência. Pelo que vejo, esta equipa tem um grande potencial. Ianis está calmo e feliz por estar em campo. Ele passou por um período muito difícil e, pouco a pouco, está a voltar ao que era antes da lesão. Estou contente por ele ter feito o que podia para esta qualificação", concluiu.