Governo britânico não vai financiar obras de 400 milhões de libras no recinto do Euro-2028 em Belfast
Os planos para transformar o abandonado Casement Park num estádio com capacidade para 34.000 espectadores têm sido alvo de controvérsia e de atrasos.
O secretário para a Irlanda do Norte, Hilary Benn, e a secretária para a Cultura, Lisa Nandy, afirmaram que a decisão foi tomada porque existia um "risco significativo de não ser construído a tempo".
O custo das obras no recinto da Irlanda do Norte também aumentou "dramaticamente" desde 2023 - de 180 milhões de libras para 400 milhões de libras, acrescentaram.
Numa carta dirigida ao ministro das Comunidades, Gordon Lyons, os eurodeputados afirmam que não se registaram progressos na construção até à data em que a candidatura ao Euro-2028 foi atribuída conjuntamente ao Reino Unido e à Irlanda.
Em outubro passado, a UEFA atribuiu o torneio à candidatura das cinco nações, depois de esta não ter tido oposição, tendo a Itália e a Turquia concordado em co-organizar o Campeonato da Europa de 2032.
A Inglaterra deverá fornecer seis dos 10 recintos: Wembley e o estádio do Tottenham em Londres, o estádio Etihad do Manchester City, o St James' Park do Newcastle, o Villa Park em Birmingham e o novo estádio do Everton, em Liverpool.
Belfast, juntamente com Cardiff, Dublin e Glasgow, deveria ter fornecido os outros quatro estádios.