Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grupo B: Pénalti de Van Dijk salva Países Baixos na Grécia (0-1), Irlanda vence Gibraltar (0-4)

André Guerra
Golo do central nos descontos trouxe tranquilidade a Koeman
Golo do central nos descontos trouxe tranquilidade a KoemanAFP
A seleção dos Países Baixos deslocou-se a Atenas entre a espada e a parede para conseguir acompanhar a França para a fase final do Euro-2024. Já depois de uma grande penalidade falhada por Weghorst, Van Dijk assumiu a responsabilidade de novo castigo máximo aos 90+3 minutos e garantiu o triunfo neerlandês. Sem hipótese de qualificação direta, a Irlanda venceu no terreno de Gibraltar por 0-4 e mantém vivas as ténues esperanças de qualificação através do play-off.

Grécia 0-1 Países Baixos

A longa lista de lesionados forçou o seleccionador Ronald Koeman a colocar a sua confiança num grupo de jogadores menos experientes durante a atual jornada internacional. Um desses jogadores, Reijnders, testou a meia distância desde cedo, primeiro com um remate que passou perto da baliza e, no minuto seguinte, a aquecer as luvas do ex-Benfica Odysseas Vlachodimos

Os visitantes podiam ter chegado à vantagem ainda dentro da primeira parte numa grande penalidade cometida sobre Van Dijk. Wout Weghorst assumiu a responsabilidade, mas o remate frouxo foi parar às mãos de Vlachodimos que mostrou boas reações. Os gregos não conseguiram criar muitas oportunidades, mas finalmente apareceram com o decorrer do segundo tempo com Ioannidis a ameaçar por duas vezes.

Parecia que o jogo se dirigia para um nulo aborrecido, até que os descontos ofereceram motivos para despertar. Denzel Dumfries foi derrubado na área e, desta vez, foi mesmo Van Dijk quem assumiu a cobrança do castigo máximo, sem tremer diante do guardião grego. O seleccionado helénico, Gustavo Poyet, acabou por ser expulso nos protestos. 

A França já está qualificada e os Países Baixos aproximam-se cada vez mais da fase final na Alemanha, com o mesmo número de pontos da Grécia, mas com um jogo a menos e com um calendário favorável à sua frente - recebem a Irlanda e visitam Gibraltar.

Gibraltar 0-4 Irlanda

No Estádio do Algarve, os irlandeses precisaram de apenas oito minutos para chegar à vantagem por intermédio de Evan Ferguson. O jovem avançado tirou um defesa da frente antes de disparar junto ao primeiro poste para inaugurar o marcador. O tento permitiu a uma caminhada tranquila para a vitória, até porque os anfitriões pouco fizeram para ameaçar a baliza contrária.

O segundo golo chegou antes da meia hora, com o primeiro golo de Mickey Johnston pela seleção, o extremo que na temporada passada alinhou por empréstimo no Vitória de Guimarães e que se estreou a titular pelos Boys in Green. Depois de criar os dois primeiros golos, Matt Doherty juntou-se à lista de marcadores no segundo tempo, antes de Callum Robinson ter feito o resultado final a 10 minutos do apito.

Apesar das parcas hipóteses de qualificação através do play-off, o futuro do seleccionador Stephen Kenny continua em suspenso antes do último jogo do grupo diante dos Países Baixos no próximo mês. Já Gibraltar deve mesmo fechar a sua participação com zero pontos, visto que ainda vai defrentar a França - por duas vezes - e os neerlandeses.

Classificação do Grupo B
Classificação do Grupo BFlashscore