Grupo C: Inglaterra agarra liderança (2-0), Itália ultrapassa susto (5-2)
Inglaterra 2-0 Malta
Com o resultado, a Inglaterra chegou aos 19 pontos e assegurou a primeira posição da poule C. A seleção dos "Três Leões" já estavam classificados para a fase final do Euro e chegaram ao oitavo jogo seguido sem derrotas, com apenas um empate neste período.
Já Malta encerrou a sua participação sem nenhuma vitória e com nenhum ponto marcado, ocupando a última posição.
Sem empolgar
Não foi um primeiro tempo - e uma partida em geral - muito empolgante em Wembley, a casa do futebol inglês. Para se ter ideia, na etapa inicial, Malta praticou um futebol melhor, principalmente defensivamente, segurando um potente ataque inglês de Harry Kane e companhia. A goleada projetada ficou, de fato, apenas na expetativa.
Somadas, as duas seleções tiveram cinco finalizações no primeiro tempo, com o golo inglês a aparecer aos 8 minutos, com o defesa Enrico Pepe a enganar o guarda-redes Bonello após desvio para a própria baliza.
A segunda etapa também não foi de muito animada. Os ingleses, obviamente, tinham o controlo da posse de bola e chegavam à área com mais facilidade. Malta conseguiu aguentar como podia.
Aos 75 minutos, no entanto, não foi possível travar a marcha da equipa de Southgate. Após uma brilhante jogada coletiva, Saka serviu Harry Kane para este fazer o 2-0 final.
Um minuto depois, Rice marcou um golaço, mas o VAR apanhou Kane em fora de jogo que, teoricamente, atrapalhou a visão do guarda-redes de Malta.
Itália 5-2 Macedónia do Norte
Para a Squadra Azzurra, nesta sexta-feira à noite no Stadio Olimpico de Roma, uma vitória era absolutamente essencial. A equipa assustou-se na segunda parte, mas acabou por vencer.
Na sequência de um canto, o avançado napolitano Raspadori cruzou para Darmian, que estava no poste mais distante e cabeceou para o fundo das redes (17 minutos).
Antes do intervalo, foi o avançado da Juventus Federico Chiesa que levou a sua equipa para o intervalo com uma vantagem de três golos. Os seus dois golos com o pé direito (41 e 45), um dos quais um belo remate ao ângulo, bateram o guarda-redes Dimitrievski.
Mas, apesar da vantagem de três golos, a Itália mostrou um lado completamente diferente na segunda parte e assustou-se a si própria. Atanasov surpreendeu os anfitriões no início da segunda parte (52), antes bisar a 15 minutos do fim, ao ver o seu remate de longa distância ser anulado e apanhar o guarda-redes do PSG desprevenido (74). A Macedónia do Norte esteve a um golo de provocar outro fiasco em Itália...
Felizmente para os adeptos italianos, Raspadori estava lá para aliviar os seus companheiros de equipa. O jogador do Nápoles soltou-se da defesa uma vez dentro da área e rematou rasteiro e cruzado com o pé esquerdo (81). Foi um alívio para os italianos, que chegaram ao último golo por intermédio de El Shaarawy (90+3).