Grupo C: Inglaterra derrota Itália e apura-se para o Euro (3-1), Ucrânia bate Malta (1-3)
Inglaterra 3-1 Itália
Em Wembley, cumpriu-se o que Gareth Southgate, selecionador inglês, tinha anunciado na véspera, com Maguire a assumir a titularidade e Henderson a ser relegado para o banco de suplentes, por troca com Kalvin Philips. Apesar das mudanças, Itália entrou melhor na partida e, aos 15 minutos, chegou ao golo: El Shaarawy recebeu na esquerda perto da área, fez o passe para a direita, Rice falhou o corte, Berardi recebeu e colocou para Di Lorenzo, que cruzou rasteiro para o remate certeiro de Scamacca.
Pouco depois, o avançado italiano voltou a aparecer em destaque, mas desta vez o seu remate saiu ao lado. Cinco minutos depois, Bellingham apareceu com perigo na área e, na tentativa de cortar a bola, Di Lorenzo acabou por derrubar o médio do Real Madrid. Na cobrança da grande penalidade, Kane não tremeu, enganou Donnarumma e empatou o desafio. A reação de Inglaterra manteve-se até ao intervalo, mas Rashford viu o guarda-redes negar-lhe o golo da reviravolta aos 44 minutos.
A etapa complementar abriu como fechou a primeira, com a seleção dos três leões mais perigosa na busca pelo golo. Logo aos 48 minutos, Foden ficou a pedir penálti, mas Turpin mandou seguir. Menos de dez minutos depois, os italianos perderam a bola no ataque, Foden recuperou e lançou rapidamente Bellingham para o ataque, o médio colocou em Rashford na esquerda e, bem ao seu estilo, o extremo fletiu para o meio e disparou para o 2-1.
Já na parte final do encontro, Kane aproveitou a passividade de Sclavini e Bastoni, recuperou a bola, aproximou-se da baliza e atirou a contar para o bis, colocando Inglaterra com o passaporte para a Alemanha na mão. Até ao apito final, Itália não conseguiu responder e vai agora lutar com a Ucrânia pela segunda vaga.
Malta 1-3 Ucrânia
Com o benfiquista Trubin a titular, a Ucrânia deslocou-se a casa de Malta na tentativa de se manter na luta por um lugar de apuramento para o Europeu, mas a tarefa não começou bem, já que, aos 12 minutos, Paul Mbong recebeu a bola praticamente no meio-campo, ultrapassou a defesa e, à entrada da área, desferiu um remate defensável que Trubin não conseguiu parar.
No entanto, os ucranianos reagiram praticamente no final da primeira parte, com Ryan Camenzuli a colocar a bola na sua baliza após um cruzamento de Sudakov. A dois minutos do intervalo, Mbong cometeu penálti e, na cobrança, Artem Dovbyk fez o golo, com Bonello a ficar perto de defender.
A segunda parte foi bastante menos emotiva, ficando na retina a oportunidade desperdiçada por Mudryk, aos 71 minutos, que se redimiu a cinco minutos do fim, sentenciando a partida com um grande remate de fora da área. Assim, a formação de leste chegou aos 13 pontos e subiu ao segundo lugar do grupo.