Grupo D: Croácia vence Arménia (1-0) e está no Euro-2024, Turquia segura liderança (1-1)
Croácia 1-0 Arménia
A equipa de Zlatko Dalić chegou a este desafio sabendo que tinha apenas de igualar o resultado do País de Gales para garantir a qualificação automática, mas um golo de Neco Williams contra a Turquia em Cardiff colocou os anfitriões sob pressão imediata. Apesar de ter caído para o terceiro lugar da tabela, a Croácia terá sido encorajada pelo seu início dominante. Ognjen Čančarević fez uma excelente defesa para impedir o forte remate de Andrej Kramarić, enquanto o guarda-redes da Arménia foi novamente chamado a intervir para defender o cabeceamento de Marcelo Brozović.
Os anfitriões ditavam o jogo em busca de um golo que os colocasse de novo entre os dois primeiros, mas as oportunidades claras de golo estavam a revelar-se difíceis de concretizar contra uma defesa arménia resoluta. Os visitantes quase surpreenderam os adeptos de Zagreb quando Kamo Hovhannisyan entrou na área e Dominik Livaković fez uma brilhante intervenção para desviar o remate do defesa do Astana por cima da barra. Isto pareceu despertar os anfitriões para a ação, com o remate de primeira de Luka Ivanušec a passar muito perto do alvo. A sensação de alívio era palpável quando Budimir desfez o empate aos 43 minutos, com o avançado do Osasuna a rematar de cabeça a partir de um cruzamento de Borna Sosa para impulsionar os homens de Dalić para o topo do Grupo D antes do intervalo.
A Croácia estava ansiosa por matar o jogo o mais rapidamente possível, sabendo que um empate da Arménia os faria cair de novo para o terceiro lugar. Luka Modrić estava a puxar os cordelinhos de forma brilhante no meio-campo, e era o instigador de tudo o que de positivo acontecia no ataque dos anfitriões. Čančarević foi novamente chamado à ação para negar Joško Gvardiol, enquanto Budimir não conseguiu aumentar a sua contagem depois de desviar o seu esforço para fora do poste.
Os Kockasti continuavam a pressionar em busca do segundo, e Čančarević manteve a desvantagem em um com outra parada soberba para desviar o ataque de Brozović. No final, a Croácia foi forçada a contentar-se com um golo que garantiu o segundo lugar na fase de grupos e uma 13ª participação em grandes torneios. Enquanto isso, os visitantes de Oleksandr Petrakov tiveram um desempenho animado, mas estão agora sem vitórias nos seus últimos seis jogos em todas as competições.
País de Gales 1-1 Turquia
Sabendo que nada menos do que uma vitória seria suficiente para lhes dar qualquer hipótese de avançarem para a fase final do Europeu sem precisarem de um lugar no play-off, o País de Gales entrou forte. A vitória só seria suficiente se a Croácia falhasse contra a Arménia, e o País de Gales aumentou a pressão sobre os seus rivais mais próximos logo no início do jogo, quando Neco Williams rematou em arco para colocar os anfitriões em vantagem. Como se a atmosfera dentro do Estádio Municipal de Cardiff precisasse de mais estímulo, o golo deu impulso, e o primeiro tempo foi de sentido único para os comandados de Rob Page.
A falta de uma vantagem de um golo antes do intervalo não foi o único golpe para o País de Gales, uma vez que a notícia de que a Croácia tinha assumido a liderança contra a Arménia chegou ao sul do País de Gales no início do tempo regulamentar, deixando os Dragões a olhar para a eliminação. O País de Gales não estava disposto a baixar os braços, mas queria, pelo menos, dar um espetáculo aos seus adeptos e esteve muito perto de aumentar a vantagem quando Brennan Johnson rematou forte e cruzado, mas o guarda-redes turco Altay Bayındır mostrou reflexos atentos.
A 20 minutos do fim, o País de Gales descobriu que a sua corrida estava ganha quando Ben Davies e Kenan Yıldız se chocaram na área por causa de uma decisão controversa da arbitragem. Yusuf Yazıcı manteve a cabeça fria no meio da controvérsia e marcou a penalidade para colocar a Turquia em vantagem. O golo chegou pouco depois, quando Yıldız entrou na área pela direita e disparou um remate que embateu na trave.
Sabendo que era necessário um golo para, pelo menos, cumprir a sua parte do acordo, o País de Gales começou a avançar e pensou que tinha encontrado o vencedor quando o remate de Johnson bateu no poste, mas a bandeira do árbitro assistente cortou-lhe a alegria. A vitória da Croácia, confirmada antes do apito final, garantiu a classificação para a fase de grupos, o que significa que o play-off é o único caminho que resta para o Euro-2024.