Grupo G: Hungria empata com Bulgária (2-2) e está no Euro-2024, Montenegro vence (2-0) Lituânia
Bulgária 2-2 Hungria
A Bulgária chegou a este jogo sem qualquer vitória no Grupo G (dois empates e quatro derrotas) e, tendo em conta que a Hungria, que lidera o grupo, estava invicta até à data, era pouco provável que essa situação se alterasse. Os húngaros controlaram os primeiros momentos do jogo e precisaram de apenas 10 minutos para marcar.
O golo surgiu na sequência de um livre, com Dominik Szoboszlai a enviar uma bola fenomenal para a área, onde Martin Adam surgiu com espaço para cabecear fora do alcance de Daniel Naumov, que não conseguiu reagir suficientemente rápido.
Os anfitriões não estavam dispostos a perder sem lutar e empataram a partida com a primeira oportunidade do jogo, quando Kiril Despodov avançou pela direita e cortou a bola para Spas Delev, que tocou com frieza antes de rematar para o canto superior, aos 24 minutos. Mas as coisas ainda não estavam a correr bem para os Leões, que ficaram reduzidos a 10 homens aos 36 minutos, com Valentin Antov a ser expulso por uma falta grave.
No entanto, no início da segunda parte, as duas equipas voltaram a estar em pé de igualdade, já que aos 58 minutos Milos Kerkez viu o segundo cartão amarelo por uma falta grave.
A Hungria continuou a pressionar em busca do triunfo, apesar de ter ficado com dez homens, e Szoboszlai quase colocou os visitantes em vantagem a 20 minutos do fim, depois de o médio ter feito uma corrida deslumbrante antes de rematar em direção à baliza, mas a tentativa saiu por cima da barra.
O jogo teve uma reviravolta no final, com a Bulgária a ser premiada com uma grande penalidade quando o jogo se aproximava dos últimos 10 minutos, na sequência de um deslize desastrado de Attila Szalai. O capitão búlgaro Despodov foi o homem que se impôs e mandou a sua grande penalidade para o canto superior direito, colocando a equipa da casa em vantagem pela primeira vez, aos 79 minutos.
A equipa de Ilian Iliev quase conseguiu segurar os três pontos, mas foi travada por um auto-golo de Petkov, que passou por Naumov e negou à Bulgária a sua primeira vitória no grupo G.
O resultado pouco altera a classificação, uma vez que a Bulgária continua no último lugar do grupo e a Hungria garantiu assim, finalmente, a passagem à fase final do Euro-2024.
Montenegro 2-0 Lituânia
Todas as atenções estavam viradas para a capital montenegrina, pois os anfitriões sabiam que só uma vitória manteria vivas as suas esperanças de se qualificarem para o Campeonato da Europa do próximo verão. Para gáudio dos adeptos da casa, a equipa teve um início perfeito, com Edvin Kuč a colocar a equipa em vantagem logo aos três minutos. Edvinas Gertmonas, que marcou o golo inaugural, com um remate de primeira à entrada da área, ficou a ver a bola passar por cima da sua baliza na Lituânia.
A resposta dos visitantes foi fraca, com o golo de Kuč a ser a única coisa a separar as duas equipas ao intervalo. O segundo tempo teve um início praticamente idêntico, com um golo de Montenegro - desta vez através do talismã Stevan Jovetić, aos 48 minutos. O jogador de 34 anos fez recuar os anos para marcar de forma elegante, apenas três minutos após o recomeço, depois de receber a bola dentro da grande área, antes de rematar com o pé direito contra Gertmonas, para dobrar a vantagem da equipa da casa.
A conquista dos três pontos era fundamental para Montenegro, que acabou por consegui-lo com relativa facilidade, já que a Lituânia foi obrigada a esperar até aos 88 minutos para fazer o primeiro remate enquadrado.
Com este resultado, a seleção montenegrina tem um confronto de titãs, contra a Hungria, líder do Grupo G, no domingo à tarde, onde a vitória é a única opção.
Mesmo assim, os montenegrinos ainda dependem da derrota da Sérvia, em casa, contra a Bulgária. Se isso acontecer, será a primeira vez que os montenegrinos se qualificam para um Campeonato da Europa como nação independente, através de um lugar de qualificação automática.