Grupo I: Israel segura empate com Suíça (1-1) e sonho do Euro-2024 continua vivo
Israel 1-1 Suíça
Os suíços controlaram o ritmo no início da partida e a primeira oportunidade real de golo surgiu aos 10 minutos, quando Ruben Vargas recebeu uma bola pelo alto e rematou em direção à baliza, mas foi travado por Omri Glazer. O guarda-redes israelita voltou a ser chamado cinco minutos mais tarde para defender o livre direto de Granit Xhaka, numa altura em que os suíços continuavam a procurar o golo. Determinados a aproveitar ao máximo o início dominante, os comandados de Murat Yakin estiveram a centímetros de abrir o marcador antes da meia hora, mas o remate de Noah Okafor saiu por cima do travessão, enquanto Vargas foi considerado culpado de ter cometido falta sobre Sean Goldberg ao rematar para o fundo das redes.
Yann Sommer, espetador durante 33 minutos, foi chamado à ação pela primeira vez em circunstâncias improváveis. Dor Turgeman recebeu a bola a cinco metros do seu meio-campo, girou e, sem verificar a posição de Sommer, disparou um remate espetacular que teve de ser desviado pelo guarda-redes dos visitantes. Apesar do susto, a Suíça assumiu a liderança do marcador aos 36 minutos, quando Edimilson Fernandes encontrou Vargas na linha de fundo, e o jogador do Augsburg cabeceou com precisão para bater Glazer. Cinco minutos mais tarde, ele quase marcou o segundo, ao receber um passe de Okafor entre as linhas, mas seu chute forte acertou o travessão.
A segunda de quatro partidas em dez dias, Israel entrou em campo rapidamente no segundo tempo, com Turgeman novamente como a principal ameaça. Turgeman voltou a ser a principal ameaça. Ele fez uma corrida veloz pela ala esquerda e cruzou para a cabeça de Anan Khalaili, mas Khalaili foi o terceiro jogador a ser negado pelos ferros. Pouco depois, os azuis e brancos sentiram-se prejudicados quando Taylor e o VAR não assinalaram um penálti por alegado toque de mão de Cédric Zesiger. Depois de um pouco de sorte, a Suíça tentou matar o jogo, chegando perto com um remate de Denis Zakaria da entrada da área que exigiu uma boa defesa de Glazer.
Os Nati pareciam ter feito o suficiente para garantir os três pontos, mas, aos 89 minutos, Israel conseguiu um empate dramático quando um cruzamento da ala esquerda não foi afastado e caiu no caminho do substituto Shon Weissman, que girou e rematou por cima de Sommer. O VAR verificou um possível fora de jogo, mas desta vez a decisão foi favorável a Israel e o golo foi anulado.
A próxima oportunidade para a Suíça garantir um lugar no seu sexto Campeonato Europeu será no sábado, quando receber o Kosovo, e Yakin não poderá contar com Fernandes, que foi expulso nos acréscimos por uma entrada chocante em Turgeman. Entretanto, Israel tem de vencer a Roménia para manter vivas as suas esperanças de qualificação automática, mas tem pelo menos um lugar no "play-off" garantido.