Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grupo J: Bozenik marca na reviravolta da Eslováquia (1-2), Luxemburgo histórico (0-1)

André Guerra c/ Paul Fisher e Amos Murphy
Avançado do Boavista voltou a faturar
Avançado do Boavista voltou a faturarSFZ
Nos outros jogos do grupo de Portugal, o avançado do Boavista teve um papel fundamental ao apontar o golo do empate da já apurada Eslováquia na Bósnia-Herzegovina, ainda antes de Staka fazer a reviravolta. No outro jogo da 10.ª jornada da Grupo H da qualificação para o Euro-2024, o Luxemburgo superou a inferioridade numérica para bater o último classificado Liechtenstein com um golo de Gérson Rodrigues e somar um triunfo histórico.

Bósnia-Herzegovina 1-2 Eslováquia

Numa noite de frio intenso em Zenica, pouco se viu para aquecer o público da casa, numa primeira parte de futebol relativamente morna. Sem surpresa, foi a Eslováquia, que já tinha garantido a qualificação para o Euro 2024 no início da semana, que dominou os primeiros 45 minutos. Com cinco remates à baliza, em comparação com um do adversário, a melhor oportunidade da primeira parte coube a Milan Škriniar, mas o defesa do Paris Saint-Germain não conseguiu acertar no alvo.

Pontuações no final do jogo
Pontuações no final do jogoFlashscore

A espera para ver um golo eslovaco não demorou muito na segunda parte, mas infelizmente para os visitantes, seria um dos seus a marcar na própria. Um cruzamento de Haris Hajradinovic causou problemas a Patrik Hrošovský, que apenas pôde assistir, horrorizado, à forma como a sua perna esticada guiou a bola para fora do alcance do guarda-redes Marek Rodák.

No entanto, as coisas mudariam de figura num período frenético de 20 minutos, que começou quando Róbert Boženík empatou para a equipa dos Balcãs. Já com seis golos marcados ao serviço do Boavista esta época, o avançado mostrou um toque de classe em frente à baliza, dando seguimento ao cruzamento de Dávid Hancko do lado esquerdo.

As esperanças da Bósnia-Herzegovina foram reduzidas a meio da segunda parte, com um erro descuidado de Renato Gojković que o levou a receber um merecido segundo cartão amarelo. Penalizado por uma rasteira ao avançado eslovaco László Bénes, a expulsão de Gojković viria a custar caro aos anfitriões, já que, poucos minutos depois, Ľubomír Šatka aproveitou a passividade na área bósnia para fazer a reviravolta.

A Eslováquia chegou ao final de uma campanha de qualificação muito satisfatória, com 22 pontos em 30 possíveis no Grupo J. A Bósnia-Herzegovina ainda se pode juntar à Eslováquia e a Portugal na Alemanha, mas terá de passar pelo play-off.

Liechtenstein 0-1 Luxemburgo

O Luxemburgo aguentou uma atuação vigorosa do Liechtenstein numa vitória sem brilho por 0-1 em Vaduz, que ainda assim foi histórica por ser o quinto triunfo da equipa numa campanha de qualificação para o Campeonato da Europa sem precedentes. O Liechtenstein está há 35 jogos sem vencer e não marca golos em casa desde março de 2021. 

Pontuações no final do jogo
Pontuações no final do jogoFlashscore

O Luxemburgo começou a partida depois de uma confortável vitória por 4-1 sobre a Bósnia-Herzegovina, que lhe valeu o terceiro lugar e um lugar no play-off em março. Com apenas cinco minutos de jogo, e na sequência de uma revisão do VAR, a árbitra Stéphanie Frappart tirou o cartão amarelo a Danel Sinani para lhe mostrar o vermelho por uma entrada perigosa sobre o avançado do Liechtenstein Julien Hasler, que teve de ser substituído por lesão.

A expulsão prejudicou a excelente campanha da seleção comandada pelo técnico Luc Holtz, que vinha de quatro vitórias antes do confronto, o melhor ciclo da história do país num apuramento. Por seu lado, o Liechtenstein tinha vencido três dos cinco jogos anteriores contra os visitantes, mas não conhece o sabor da vitória desde outubro de 2020.

O incidente do cartão vermelho foi um raro momento de interesse no que só poderia ser descrito como uma primeira parte bastante monótona. O guarda-redes da casa, Benjamin Büchel, enfrentou 28 remates contra Portugal na última jornada, mas nesta primeira parte o Luxemburgo teve apenas três, nenhum dos quais obrigou a defesa. O Liechtenstein mostrou-se promissor no ataque, mas a melhor tentativa surgiu num cruzamento de Dennis Salanović que não teve seguimento.

A segunda parte começou de forma brilhante quando o extremo luxemburguês Vincent Thill testou Büchel com um remate rasteiro, levando Holtz a refrescar a equipa com alterações ofensivas. Os anfitriões apostaram no contra-ataque e quase apanharam o adversário desprevenido quando Salanović seguiu isolado, mas o remate foi facilmente defendido pelo guarda-redes luxemburguês Anthony Moris.

O desperdício acabou por custar caro, já que os Leões Vermelhos responderam com o golo da vitória. Gerson Rodrigues só teve de desviar depois de um grande passe de Florian Bohnert para fazer o seu quinto golo esta campanha. O Luxemburgo segue para o play-off no próximo mês de março cheios de confiança, com o objetivo de disputarem a sua primeira grande competição.

Classificação final do Grupo J
Classificação final do Grupo JFlashscore