Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hungria vence Lituânia (2-0) e assume liderança do Grupo I, Sérvia salva ponto na Bulgária (1-1)

Alex Waite e Rory Baird
Barnabas Varga celebra o golo
Barnabas Varga celebra o goloAFP
Magiares voltaram às vitórias e seguem isolados na liderança do Grupo I de qualificação para o Euro-2024. Sérvia tropeçou em Sófia e vai para apenas duas vitórias nos últimos 16 jogos de qualificação para Campeonatos da Europa.

Hungria - Lituânia, 2-0

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter perdido pontos no empate sem golos em Montenegro na última jornada, a Hungria estava decidida a regressar rapidamente à liderança do Grupo I e encurralou a Lituânia desde o início. Os húngaros não demoraram a atacar a baliza dos visitantes, com Willi Orbán a cabecear para fora após um canto de Dominik Szoboszlai, e Attila Szalai a rematar em arco para defesa de Edvinas Gertmonas.

A Hungria continuou a bombardear a retaguarda lituana com ataques incessantes e o seu domínio acabou por dar frutos quando Szalai recebeu a bola na grande área e cruzou para Barnabás Varga rematar para o fundo das redes. Com sete vitórias nos últimos oito jogos na Puskás Aréna, o momento estava mesmo a favor da Hungria e Szoboszlai quase duplicou a vantagem dos anfitriões antes do intervalo, com um potente livre direto que embateu na trave.

A Hungria começou o segundo tempo com a mesma intensidade e a Lituânia podia ter ficado ainda mais atrás no marcador, mas o guarda-redes Edvinas Gertmonas teve uma reação rápida e defendeu um remate forte e rasteiro de Dániel Gazdag. Szalai quase marcou quando se levantou para receber um cruzamento de Endre Botka e cabecear para fora. No entanto, a Lituânia assustou nos instantes finais, quando Eligijus Jankauskas e Modestas Vorobjovas tentaram a sua sorte de longe, mas os esforços foram em vão, uma vez que Roland Sallai selou os pontos húngaros com um remate de 20 metros que entrou no ângulo superior.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Desde o apito inicial, a Hungria teve um controlo quase total e uma série de três jogos sem perder no Grupo I de qualificação para o Euro-2024 ajudou os magiares a ultrapassarem a Sérvia, que, simultaneamente, escorregou com uma derrota na Bulgária. A Lituânia caiu para o último lugar do grupo de qualificação após a derrota em Budapeste e a equipa de Edgaras Jankauskas continua sem vencer na fase internacional desde outubro de 2021.

Bulgária - Sérvia, 1-1

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Sérvia chegou a este jogo confortável como visitante, tendo vencido cada um dos quatro jogos anteriores em solo estrangeiro. E parecia que essa tendência iria continuar logo no início, quando ameaçaram marcar o primeiro golo logo aos cinco minutos. A oportunidade veio de um canto batido por Dušan Tadić, que encontrou a cabeça de Nikola Milenković, mas o central não acertou na baliza.

Os visitantes continuaram a dominar a primeira meia hora do jogo, procurando encontrar uma clara visão de golo. No entanto, foi a Bulgária que conseguiu criar a melhor oportunidade da primeira parte, aos 31 minutos, quando Kiril Despodov, com um remate perfeito, criou uma oportunidade individual para Georgi Rusev. O primeiro golo internacional do jogador do CSKA de Sófia parecia iminente, mas este só conseguiu rematar por cima de Vanja Milinković-Savić e por pouco não acertou no poste.

A Sérvia sentiu dificuldades na Bulgária
A Sérvia sentiu dificuldades na BulgáriaAFP

A falha provocou gemidos audíveis na Arena Huvepharma, mas depois de receber as ordens ao intervalo do ex-treinador da Sérvia, Mladen Krstajić, a Bulgária quebrou o impasse apenas dois minutos após o reinício. O sempre fiável capitão Despodov voltou a tomar a iniciativa, rematando rasteiro do centro da área para Milinković-Savić, mostrando o tipo de instinto matador que tinha faltado no empate de sábado (1-1) contra a Lituânia, que tinha 10 jogadores.

Com a vantagem no marcador, os anfitriões pareciam satisfeitos em se sentar no fundo e absorver a pressão. Mas, ainda assim, estavam dispostos a atacar no contra-ataque, e essa abordagem quase deu resultado aos 69 minutos, quando Filip Krastev acertou um remate violento de longe que passou rente ao travessão.

Os três pontos seriam cruciais para manter vivas as esperanças da Bulgária de disputar o primeiro Campeonato Europeu desde 2004. Mas não foi assim, pois a Sérvia empatou no sexto minuto dos acréscimos, quando Darko Lazović acertou um remate estrondoso no canto superior próximo para arruinar as comemorações da Bulgária. O resultado deixa a Bulgária em segundo lugar no grupo e ainda sem uma vitória. Enquanto isso, a Sérvia cai para o segundo lugar, embora continue empatada em pontos com a Hungria, primeira colocada.

A classificação do Grupo I
A classificação do Grupo IFlashscore