Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hungria vence na Sérvia (2-1) e isola-se na liderança do Grupo G

Rory Baird e Chris Wilson
Szoboszlai domina a bola perante Milinkovic-Savic
Szoboszlai domina a bola perante Milinkovic-SavicAFP
Os magiares são a única equipa sem derrotas neste agrupamento, Montenegro perdeu oportunidade de se aproximar dos sérvios no segundo lugar que garante o bilhete para a Alemanha.

Sérvia 1-2 Hungria

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Sérvia nunca se qualificou para uma fase final do Campeonato da Europa enquanto nação independente, mas depois de ter somado sete pontos nos seus primeiros três jogos no Grupo G, a situação parecia que ia mudar. As Águias começaram o jogo em desvantagem, com a Hungria a ter a posse de bola desde o início. No entanto, os anfitriões ficaram em vantagem aos 10 minutos, quando Dušan Tadić tocou uma bola para Dušan Vlahović, mas o avançado da Juventus rematou mal e Attila Szalai desviou a bola para a sua própria baliza.

Os visitantes começaram a entrar no jogo depois do golo e conseguiram finalmente chegar ao empate aos 34 minutos. Roland Sallai reagiu mais rapidamente a uma defesa do guarda-redes e lançou Barnabás Varga, que rematou de primeira para o fundo das redes. A Hungria não desanimou e passou para a frente do marcador dois minutos depois, por intermédio de Willi Orbán. O golo surgiu na sequência de uma excecional bola cruzada na área por Ádám Lang, que encontrou o defesa-central do RB Leipzig no segundo poste, onde este mostrou um instinto de caçador para rematar para o fundo das redes.

Depois do intervalo, a equipa de Dragan Stojkovic voltou a entrar em ação, dominando os primeiros instantes da segunda parte em busca do empate. A melhor oportunidade deste período de domínio coube a Vlahović, mas o remate venenoso do avançado foi brilhantemente defendido por Dénes Dibusz para manter intacta a vantagem da sua equipa.

A Hungria conseguiu segurar a vantagem para garantir três pontos valiosos que a levaram à liderança do Grupo G. Enquanto isso, a Sérvia permanece em segundo lugar depois de deixar escapar uma vantagem de um golo. No entanto, as águias têm a segurança de uma vaga no play-off graças ao desempenho na Liga das Nações, caso não consigam se classificar automaticamente.

Lituânia 2-2 Montenegro

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Montenegro sabia que a vitória os catapultaria para os dois primeiros lugares, mesmo que apenas temporariamente. No entanto, esse incentivo não influenciou muito a forma como o conjunto dos Balcãs começou o jogo e, na verdade, teve a sorte de ainda estar empatado a meio da primeira parte, com um remate violento de Gvidas Gineitis, da Lituânia, a passar muito perto do alvo.

A lentidão foi a palavra de ordem no primeiro tempo para Montenegro, que não conseguia impor-se no jogo. Desta vez, eles tiveram que agradecer a Milan Mijatović por garantir que eles foram para o intervalo em condições de igualdade, pois produziu uma bela parada para negar a Arvydas Novikovas um primeiro golo internacional desde novembro de 2020. Sentia-se que as coisas só poderiam melhorar após o intervalo para os visitantes, e assim se provou apenas 10 minutos após o reinício. Ou assim pensaram, já que a alegria de Nikola Krstović ao abrir o marcador durou pouco depois de um fora de jogo na construção ter visto o golo anulado.

Duelo disputado em Kaunas
Duelo disputado em KaunasLietuvos

O que o treinador montenegrino Miodrag Radulović disse no intervalo deu novo ânimo aos seus jogadores, mas quebrar o impasse estava a revelar-se difícil, como Stevan Jovetić descobriu quando o seu remate de 25 metros foi repelido por Edvinas Gertmonas. E a sua defesa pareceu ainda mais crucial momentos depois, quando a Lituânia assumiu uma vantagem surpreendente. Fedor Černych foi o arquiteto, lançando uma bola perfeita para trás, que Gytis Paulauskas teve de controlar com um toque, antes de marcar aquele que foi apenas o segundo golo da Lituânia na seleção internacional de 2023, no seu quinto jogo.

No entanto, essa alegria durou pouco, pois Krstović apareceu com um golo de empate apenas momentos depois para diminuir o otimismo lituano. E qualquer esperança que ainda restasse transformou-se em desespero quando Stefan Savić apareceu nos instantes finais para cabecear para casa após um canto e aparentemente arrebatar os pontos. No entanto, ainda houve mais um golpe de misericórdia, quando Černych rematou para o fundo dos últimos instantes para arrancar um ponto precioso para a Lituânia e garantir que Montenegro perdesse uma oportunidade de ouro para diminuir a diferença para a Sérvia ou a Hungria.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlashscore