Ianis Hagi aponta ao Euro-2024: "Penso que a Europa ainda não nos conhece"
"Sinto que temos muito talento e acredito sinceramente que ainda não atingimos todo o nosso potencial. Penso que a Europa também não nos conhece, mas sinto e espero que o faça no próximo verão. Vamos continuar da mesma forma, com trabalho árduo e modéstia, com união e coesão de grupo, e é assim que vamos conseguir passar os grupos. No verão, estaremos no cenário do futebol europeu e teremos de provar que temos valor", disse Ianis Hagi.
"Muito já foi dito, mas o grupo foi conquistado com talento. Não se pode virar o marcador na Suíça sem talento, não se pode virar o resultado contra Israel sem talento, não se pode vencer a Suíça em casa sem talento. Mas, ao mesmo tempo, esta qualificação foi apenas um passo. Conseguimos, mas ainda temos muito a mostrar. Não podemos abdicar dos valores que nos levaram ao Europeu. Precisamos até de acrescentar mais, e os líderes no baleneário, juntamente com o treinador, precisam de ter cuidado e manter o que fizemos bem."
Ianis revelou ainda o momento em que olhou para a qualificação de uma outra perspetiva: "Na Hungria, no final do jogo contra Israel, vejam a alegria das pessoas no staff. Tenho uma fotografia, quando estávamos todos a sair do banco. Fiz um zoom e houve uma explosão de alegria. Vejam a reação do pessoal técnico, do pessoal médico, de todos os que estão com a seleção nacional. A alegria que nós, jogadores e equipa técnica, como grupo, fomos capazes de fazer é incrível, acho que essa imagem descreve melhor o que sentimos na altura. Algo incrível!"
Roménia no Grupo E do Euro-2024
A Roménia foi sorteada no Grupo E para a fase final do Campeonato Europeu de Futebol, juntamente com a Bélgica, a Eslováquia e o vencedor do play-off B (Bósnia, Ucrânia, Islândia e Israel).
A Roménia fará a sua estreia a 17 de junho contra o vencedor do play-off B em Munique. No dia 22 de junho, defrontará a Bélgica em Colónia e, no dia 26 de junho, a Eslováquia em Frankfurt.
Esta será a sexta participação da Roménia na fase final do Campeonato da Europa, depois de 1984, 1996, 2000, 2008 e 2016, com a melhor prestação em 2000 (quartos de final).