Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ildefons Lima encerra carreira recorde na seleção de Andorra

Reuters
Ildefons Lima joga há 26 anos pela seleção de Andorra
Ildefons Lima joga há 26 anos pela seleção de AndorraReuters
Depois de ter jogado 137 vezes por Andorra ao longo de 26 anos e em quatro décadas diferentes, Ildefons Lima fez na terça-feira o último jogo pelo país, pondo fim à mais longa carreira internacional do futebol masculino.

Lima estreou-se pela seleção de Andorra aos 17 anos, na derrota por 4-1 frente à Estónia, em 1997, o segundo jogo oficial da seleção nacional. O defesa marcou 11 golos por Andorra e foi capitão da seleção.

Em 2021, o livro Guinness World Records declarou que Lima tinha alcançado o recorde da mais longa carreira internacional de um futebolista masculino.

Lima jogou 23 minutos na derrota de Andorra por 3-0 contra a Suíça numa partida do Grupo I da qualificação para o Euro 2024, tendo começado o jogo antes de ser substituído sob uma ovação de pé dos adeptos no Stade de Tourbillon, na Suíça.

A sua participação contra a Suíça também fez de Lima o futebolista mais velho a jogar numa partida de qualificação para o Euro.

"Parabéns a Ildefons Lima, de Andorra, por uma jornada incrível, a mais longa carreira de sempre numa seleção nacional", afirmou a UEFA numa publicação no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter.

O recorde de maior carreira internacional feminina é detido pela ex-internacional brasileira Formiga (45 anos), que jogou durante 26 anos, entre 1995 e 2021, e fez mais de 200 jogos.