Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Inglaterra está no Euro, mas Southgate quer mais: "Queremos ser a melhor equipa no ranking"

AFP
Southgate assistiu ao treino da Inglaterra
Southgate assistiu ao treino da InglaterraAFP
Inglaterra já confirmou a presença na fase final do Euro 2024, mas Gareth Southgate quer acabar a fase de qualificação em alta, até porque ambiciona levar a seleção dos Três Leões ao topo do ranking FIFA.

Acompanhe as principais incidências da partida

A Inglaterra, que enfrenta a Macedónia do Norte em Skopje na segunda-feira, tem praticamente garantida a presença entre os primeiros classificados no sorteio do próximo mês para a fase final na Alemanha.

Mas os ingleses foram dececionantes na vitória sobre Malta (2-0) na sexta-feira, em Wembley, e estarão ansiosos para melhorar contra a débil Macedónia do Norte, que foi goleada (7-0) em Old Trafford, em junho.

"A classificação está garantida", disse o técnico da Inglaterra à imprensa britânica antes da final do Grupo C.

As contas do grupo de Inglaterra
As contas do grupo de InglaterraFlashscore

"Com os jogos do fim de semana, podemos estar em terceiro lugar no ranking mundial neste momento (a Inglaterra está em quarto lugar no último ranking da FIFA), mas estamos a dois lugares de onde precisamos de estar, por isso não podemos desperdiçar jogos. Alguns dos jogadores têm três jogos para entrar no plantel, outros têm talvez três para entrar na equipa", acrescentou.

Southgate quer a equipa Inglesa "sempre no ponto", apesar da já confirmada qualificação para o Euro.

A Argentina, vencedora do Campeonato do Mundo, está no topo do ranking FIFA, com a França em segundo lugar e o Brasil em terceiro. No entanto, destaque para a  Inglaterra, que está entre os cinco primeiros há cinco anos consecutivos.

Questionado sobre se o facto de ser o número um o motiva, Southgate disse: "Sim, porque, em última análise, consegue-se isso através da consistência e também se tem de jogar bem nos torneios, porque os pontos na classificação são mais elevados. Além disso, é preciso definir comportamentos todos os dias no campo de treinos e fora dele."

"Se queremos ser a melhor equipa do ranking, não há lugar para o desleixo ou a falta de vontade. Essa tem de ser a nossa motivação", concluiu.

O último estágio do ano da Inglaterra foi perturbado por ausências. Cinco jogadores retiraram-se da convocatória inicial devido a lesão e outros dois abandonaram a equipa antes de viajarem para os Balcãs.

A Federação Inglesa de Futebol anunciou que Kieran Trippier tinha regressado a casa devido a um problema pessoal, enquanto Jarrod Bowen deixou o campo no domingo devido a uma lesão.