Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogo entre Bélgica e Suécia cancelado após ataque que fez pelo menos dois mortos em Bruxelas

Ritzau/André Guerra/LUSA
Atualizado
Jogo entre Bélgica e Suécia cancelado após ataque que fez dois mortos em Bruxelas
Jogo entre Bélgica e Suécia cancelado após ataque que fez dois mortos em BruxelasAFP
Duas pessoas foram mortas a tiro no centro de Bruxelas, antes do jogo de futebol entre a Bélgica e a Suécia. A informação foi avançada pelo Ministério Público daquele país, segundo a agência noticiosa AFP. O porta-voz da polícia belga disse que as vítimas são dois cidadãos suecos. O jogo foi para intervalo e não vai ser retomado por decisão dos jogadores suecos que foram apoiados pelos colegas belgas.

"Na sequência de um alegado ataque terrorista esta noite em Bruxelas, foi decidido, após terem sido consultadas as duas seleções e as autoridades policiais locais, que o encontro de qualificação para o Euro2024 entre Bélgica e Suécia está cancelado", pode ler-se no sítio oficial da UEFA.

As equipas recolheram aos balneários no intervalo e já não regressaram ao relvado do Estádio Rei Balduíno. O jogo da oitava jornada do Grupo F, inicialmente suspenso, foi posteriormente cancelado pela entidade que tutela o futebol europeu.

Bélgica e Suécia estavam empatadas 1-1 ao intervalo, com o sportinguista Viktor Gyökeres a inaugurar o marcador aos 15 minutos e Romelu Lukaku a igualar para os belgas, aos 31, de grande penalidade.

Posso confirmar que houve um tiroteio ao início da noite e que pelo menos duas pessoas morreram. Informámos todos os nossos parceiros para saber que consequências pode haver”, disse à Lusa Yves Stevens, porta-voz do Centro de Crise Nacional da Bélgica.

De acordo com o Sudinfo La Capitale, pelo menos um dos mortos vestia uma camisola da seleção sueca. Vários meios de comunicação belgas afirmam que o autor do crime gritou "Allahu Akbar" antes de disparar os tiros fatais.

Há um vídeo que mostra o momento horrível que se desenrolou na Place Sainctelette, na capital belga. Está a tornar-se viral um vídeo que mostra a situação violenta em que pelo menos uma pessoa cai no chão, além de outros vídeos que o presumível autor publicou antes e depois de cometer o ato.

De acordo com Ilse van de Keere, porta-voz da polícia belga, as vítimas são dois cidadãos suecos. Segundo vários meios de comunicação social, que indicam que o autor do crime fugiu do local numa scooter. Segundo as últimas informações, ainda ninguém foi detido pela polícia.

De acordo com meios de comunicação belgas e suecos, os jogadores suecos decidiram não prosseguir com o encontro, uma atitude aceite por parte dos belgas.