Konrad Funfstuck: "Liechtenstein é como se fosse um pequeno bairro de Lisboa"
“O Liechtenstein, em termos de tamanho, é como se fosse um pequeno bairro de Lisboa. Por isso, claro, temos menos opções. Portugal é uma das melhores equipas do mundo. Tem excelentes jogadores em todas as posições. Não é só o Ronaldo que é incrível, são muitos outros também”, afirmou Konrad Funfstuck, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quinta-feira, no Rheinstadion, em Vaduz.
O técnico alemão confessou que a sua equipa deverá passar grande parte do encontro da nona jornada do Grupo J a defender, embora tenha um plano para tentar chegar mais vezes à baliza de Portugal, que já se sabe que vai ser defendida pelo estreante José Sá.
“Temos de atacar de vez em quando e não estar a defender os 90 minutos. Queremos jogar com alegria e temos um plano claro para isso. Esperamos que resulte. Cada jogador vai saber o que fazer. Quero que o jogo termine com o público a sentir que fizemos o nosso melhor”, disse o treinador de 43 anos.
Além do resultado, Funfstuck espera que o duelo com a seleção nacional traga mais experiência e ajude ao crescimento da sua equipa, que atualmente tem menos jogadores profissionais do que em 2004, quando Portugal saiu de Vaduz com um empate (2-2) completamente inesperado.
“Na altura, tínhamos uma geração de ouro. Tínhamos muitos mais profissionais do que temos agora. Isso voltar a acontecer é difícil. Só com muita energia e muito esforço. Vamos ver”, concluiu.
"São jogos que mais tarde vou querer contar com orgulho aos meus filhos"
Na mesma conferência de imprensa, o guarda-redes Benjamin Buchel confessou que já há alguns dias começou a sentir alguma ansiedade por causa do duelo com Portugal e, sobretudo, assumiu o objetivo de deixar “todos orgulhosos”.
“Se a equipa lutar com paixão, agressividade, se mostrar raça, talvez eu não vá ter muito trabalho. Mas, é algo que estou habituado. Recentemente, contra a Alemanha, tive que intervir praticamente em todos os minutos. Esperamos que não aconteça assim amanhã (quinta-feira). São jogos que mais tarde vou querer contar com orgulho aos meus filhos”, disse o guardião de 34 anos.
O Liechtenstein-Portugal está agendado para as 20:45 (19:45 em Lisboa) e terá arbitragem do sueco Mohammed Al-Hakim.
Portugal, que já está qualificado e já assegurou a vitória no Grupo J, lidera o agrupamento com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, com o Luxemburgo, terceiro, a somar 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.