Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Laranja foi espremida mas em seis minutos deu sumo: Países Baixos vencem Turquia

Mário Rui Ventura
Atualizado
Weghorst festeja com Gakpo o golo da reviravolta
Weghorst festeja com Gakpo o golo da reviravoltaOpta by Stats Perform/AFP
Os Países Baixos são a última seleção apurada para as meias-finais do Euro-2024, onde vão defrontar a Inglaterra, depois deste sábado terem vencido, com reviravolta, a Turquia, em Berlim. Akaydin, aos 35 minutos, colocou os turcos na frente mas na segunda parte, em seis minutos, a laranja mecânica deu a volta, com os golos de De Vrij, aos 70', e de Gakpo, a meias com Muldur, aos 76 minutos.

Recorde as incidências da partida

Ronald Koeman repetiu o onze dos oitavos de final, perante a recuperação de Berwijn, com Malen a começar no banco de suplentes. Do lado turco, apesar do regresso do capitão Çalhanoglu, Vincenzo Montella não pôde contar com Yuksek, Demiral e o benfiquista Orkun Kolçu, todos eles suspensos.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Logo no primeiro minuto Depay teve uma ocasião de golo, com Ozcan a responder, aos 11 minutos, com um remate com o mesmo destino: por cima.

A verdade é que, após o controlo neerlandês, a partir dos 20 minutos a Turquia equilibrou, começou a beneficiar de bolas paradas e foi dessa forma, tal como nos oitavos de final, com a Áustria, que chegou ao 1-0, aos 35 minutos: grande cruzamento de Arda Guler, de pé direito, na sequência de um canto, para o central Akaydin, de cabeça, inaugurar o marcador.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Para a segunda parte Ronald Koeman voltou a recorrer a Weghorst como referência ofensiva, prescindindo de Bergwijn, e logo aos 51 minutos o gigante avançado neerlandês tentou assistir Depay, que por centímetros não conseguiu o desvio para o 1-1. Respondeu a Turquia, com Arda Guler a sofrer falta de Aké, que arriscou a expulsão, e o avançado do Real Madrid a bater o livre, com a bola a ainda embater no poste da baliza neerlandesa.

Aos 65 minutos foi Yildiz a rematar forte para defesa de recurso de Verbruggen.

Foi, porém, igualmente na sequência de um canto, com cruzamento de Depay, que mais um central, De Vrij, e de cabeça, respondeu ao golo turco na mesma moeda, fazendo o empate aos 70 minutos.

Já depois de Ronald Koeman lançar van de Ven e Veerman, aos 73', aos 76 minutos surgiu mesmo a reviravolta, com Dumfries a cruzar e Gakpo, a meias com Muldur, a finalizar para o 2-1.

Vincenzo Montella mexeu de imediato, lançando Aktürkoğlu e Yokuşlu nos lugares de Yıldız e Ozcan, aos 77', acrescentando Çelik e Tosun aos 82 minutos. Tosun, aos 84', ainda tentou um cabeceamento, que saiu desviado.

Aos 85' valeu aos Países Baixos um grande corte de Van de Ven, a remate de Çelik, antes de Aktürkoğlu atirar contra a muralha laranja. A três minutos dos 90' Ronald Koeman lançou Frimpong e ainda a estreia neste Euro-2024 de Zirkzee, nos lugares de Xavi Simons e Depay.

Aos 89' Tosun voltou a testar a pontaria, com um cabeceamento ao lado, antes de Kılıçsoy ser lançado no ataque turco, no lugar de Ayhan. Foi, porém, Gakpo a ter uma ocasião, com remate para defesa com os pés de Gunok. Já dentro dos cinco minutos de compensação, Semi Kiliçsoy teve o 2-2 nos pés mas Verbruggen brilhou com uma enorme defesa.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: De Vrij (Países Baixos)

O raio de ação de De Vrij
O raio de ação de De VrijOpta by Stats Perform/AFP