Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lewandowski dá vitória à Polónia (2-0), Rep. Checa empata com Albânia (1-1)

Alex Waite e Charlie Gordon
Lewandowski inaugurou o marcador de penálti
Lewandowski inaugurou o marcador de penáltiAFP
A seleção comandada por Fernando Santos somou apenas o segundo triunfo na fase de qualificação e aproximou-se dos lugares de apuramento para o Euro-2024. Albânia resgata um ponto em Praga e segura segundo lugar.

Polónia 2-0 Ilhas Faroé

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter vencido apenas um dos seus três primeiros jogos de qualificação para o Euro-2024, uma série que incluiu uma surpreendente derrota frente à Moldávia, a Polónia começou a partida com o pé direito,. No entanto, vários cruzamentos e lançamentos longos para a área na direção do melhor marcador de sempre da Polónia, Lewandowski, foram afastados com facilidade por uma obstinada retaguarda das Ilhas Faroé.

As águias tiveram dificuldades em encontrar o fulgor necessário para abrir o marcador e quase foram castigadas pela sua falta de perigo ofensivo. O cruzamento de Sølvi Vatnhamar para a área foi encontrado pela cabeça de Jóan Edmundsson e parecia ter selo de golo antes de Wojciech Szczęsny ter feito uma defesa atenta. Depois de ter marcado pelo menos um golo nos seus últimos cinco jogos, a Polónia iria sempre incomodar Mattias Lamhauge entre os postes das Ilhas Faroé, mais cedo ou mais tarde, e Arkadiusz Milik quase quebrou o impasse quando o seu cabeceamento à baliza após o cruzamento de Grzegorz Krychowiak só foi defendido no último momento pelo guarda-redes.

A Polónia continuou a pressionar e Lewandowski esteve a centímetros de dar à sua equipa o início perfeito do segundo período, quando o seu forte cabeceamento embateu na trave. A pressão polaca acabou por se fazer sentir e os anfitriões foram premiados com uma grande penalidade, depois de Odmar Færø ter tocado com a mão na área. Sem hesitar, Lewandowski avançou, mandou Lamhauge para o lado errado e converteu o penálti, marcando o seu 80.º golo pela seleção polaca. Nos últimos instantes, o avançado do Barcelona duplicou a sua contagem com um remate em arco de dez metros que passou por cima do guarda-redes adversário e entrou na baliza.

Apesar de estar mais de 100 posições acima das Ilhas Faroé no ranking da FIFA, a Polónia teve de se esforçar para conquistar os três pontos, mas Fernando Santos ficará satisfeito com a segunda vitória da campanha de qualificação, uma vez que as Águias tentam chegar à sua quinta participação consecutiva em Europeus. A grande oportunidade que as Ilhas Faroé tiveram na primeira parte foi a única verdadeira ameaça que representaram num jogo de costas voltadas, e a derrota deixa a equipa de Håkan Ericson sem vencer fora de casa há mais de três anos.

República Checa 1-1 Albânia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Fortuna Arena não é alheia a um grande jogo, já que recebeu a final da Liga Conferência em junho, e o público estava igualmente entusiasmado para testemunhar o primeiro contra o segundo do Grupo E. Em busca da oitava presença consecutiva no Europeu, os checos aplicaram a maior parte da pressão inicial, com Václav Černý a aquecer os dedos de Etrit Berisha de fora da área e Tomáš Souček a chegar perto com um cabeceamento em arco.

A Albânia encontrou o seu caminho depois de meia hora, quando Jasir Asania foi lançado para a baliza e o guarda-redes Jiří Pavlenka garantiu a vitória no duelo individual. A marcação de fora de jogo significou que uma finalização bem sucedida não teria contado, ao mesmo tempo que anulou a única tentativa de golo dos visitantes na primeira parte.

A Locomotiva continuou a sondar quando o jogo recomeçou, e Lukáš Provod pensou que tinha aberto o marcador com um remate à queima-roupa, mas o VAR assinalou um fora de jogo marginal. Menos de 10 minutos depois, o influente Černý encontrou espaço na área e rematou com o pé esquerdo para o canto oposto. Desta vez, o jogador do Wolfsburgo foi considerado como tendo feito a corrida na perfeição, o que provocou a celebração em Praga.

Jogo dividido em Praga
Jogo dividido em PragaAFP

Mas a vantagem não durou muito tempo, pois Bajrami conseguiu o momento mágico do jogo com tempo de sobra. Depois de um erro de Alex Král, o jogador de 24 anos fez um remate de longe com o pé direito e acertou no ângulo superior com grande precisão. Um cruzamento vistoso de Souček quase salvou os três pontos para os anfitriões, mas Berisha apareceu com uma defesa de reflexo para negar Ladislav Krejč no final.

Com este resultado, a República Checa mantém-se no topo do Grupo E e preserva a sua série invicta, que se prolongará para além de 12 meses se evitar a derrota contra a Hungria na próxima jornada. A Albânia, por sua vez, está apenas a um ponto de distância, e as Águias podem dar mais passos em direção à sua segunda participação no Euro quando defrontarem a Polónia no domingo.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlashscore